10 de novembro de 2013

Meritocracia: para obter o melhor dos colaboradores, é preciso obter o melhor dos gestores.

O modelo de gestão baseado na meritocracia tem conquistado, ao longo dos últimos anos, mais espaço nas empresas brasileiras. Apesar de parecer óbvio que uma organização deva recompensar seus colaboradores conforme o desempenho, a adoção de um sistema como esse exige preparação e, normalmente, uma revisão da cultura empresarial.

Inicialmente, é fundamental que a alta administração valorize e estimule, verdadeiramente, a busca incessante por resultados superiores. Transparência, portanto, passa a ser um quesito imprescindível quando é necessário apresentar e discutir a performance da empresa. Informações antes restritas à cúpula da organização passam a ser compartilhadas, para gerar engajamento e mobilização.

A conquista sistemática de resultados superiores também pode demandar novas atitudes, novas soluções e, consequentemente, uma postura mais ousada e menos conservadora, principalmente por parte dos gestores.

Como na meritocracia corporativa é o desempenho de cada um que determinará seu progresso na organização, é necessária uma atenção especial à gestão de pessoas. Um processo de seleção eficiente, que relacione as competências técnicas e comportamentais às exigências de cada cargo, é o ponto de partida para recrutar as pessoas certas para o lugar certo.

Também será preciso estabelecer um sistema de avaliação consistente e confiável, para que todos possam conhecer os critérios que serão adotados para a mensuração do desempenho. Afinal, será a performance do colaborador que definirá o seu acesso a promoções, bônus e recompensas em geral. Esse mesmo sistema de avaliação também será importante para identificar as oportunidades individuais de melhoria e estabelecer, por exemplo, programas de coaching ou treinamentos específicos, conforme cada caso.

Ainda em relação à gestão de pessoas, precisamos prever que poderá haver certo grau de resistência durante o processo de implantação do modelo de meritocracia. Mudanças geram desconforto, e alguns profissionais talvez não se adaptem a uma organização que prioriza critérios objetivos de desempenho em relação a outros fatores, como, por exemplo, idade, credenciais, relacionamento etc. Recomenda-se, portanto, um trabalho paralelo e criterioso de aculturação.

A comunicação é outro fator preponderante quando falamos desse modelo de gestão. Clareza e objetividade são imprescindíveis na definição e divulgação das metas de todos os setores da empresa. Os colaboradores precisam estar alinhados com os objetivos da organização, para se comprometerem com o resultado. Metas claras e conhecidas por todos contribuem, por outro lado, para fortalecer a confiança no próprio sistema.

Além disso, em uma empresa meritocrática, as avaliações de desempenho são frequentes. Os aspectos positivos são valorizados, e os pontos de melhoria são abordados com franqueza. Em função de tal dinâmica, os gestores devem ser treinados para estimular uma comunicação aberta e transparente com os membros da sua equipe.

Reuniões de acompanhamento com a presença de todas as áreas, informativos internos dirigidos a todos os colaboradores, implantação de relatórios gerenciais padronizados para os gestores e divulgação das melhores práticas e de seus autores, além de eventos de reconhecimento e celebração, são também alguns dos recursos que ajudam a reforçar os pilares de uma cultura voltada à constante superação de metas.

Diante de todas essas questões, podemos dizer, sem hesitar, que, para extrair o melhor dos colaboradores, é necessário, em primeiro lugar, extrair o melhor dos dirigentes. Criar uma organização vigorosa, determinada, transparente, com metas claras e estimulantes, na qual o desempenho superior é cultuado e os melhores são merecidamente recompensados, é um desafio e tanto!



Marcelo Reis Simões

Marcelo Reis Simões é sócio-fundador do Atelier Profissional, assessoria especializada na gestão de negócios e alternativas de carreira. E-mail: marcelo@atelierprofissional.com.br Site: www.atelierprofissional.com.br