Você sabe os benefícios da água alcalina?

A água alcalina é aquela que tem um pH superior a 7, um teor de cloro e flúor extremamente reduzido, não apresenta metais pesados, xenoestrógenos e compostos orgânicos indesejáveis.

Para se obter os benefícios de saúde e beleza pelo consumo de uma água alcalina, ela deve ter um pH entre 9 e 10, ou seja, superior ao do corpo humano, que fica em torno de 7,5. Para verificar essa informação, basta procurar a tabela de informação nutricional que está no rótulo das águas engarrafadas, e, para o caso da água potável, que chega encanada em nossas residências, usar um aparelho que verifica o pH da água.

A água alcalina pode ser bicarbonada ou acrescida de outros minerais para alcançar um pH mais elevado, ou obtida por meio de filtros especiais que reduzem a quantidade dos contaminantes da água, como cloro, flúor e outras substâncias indesejáveis. Evidentemente, a bicarbonada ou a acrescida de sódio não devem ser as de escolha, justamente por elevar a concentração deste último mineral na água.

O melhor método de obtenção de uma água de qualidade é a filtragem por ionização, pois preserva a alta concentração de minerais naturais da água e proporciona a maior redução possível de contaminantes e substâncias indesejáveis.

Cuidar da qualidade da água que você bebe está diretamente relacionado a cuidar da capacidade que seu corpo tem de produzir doenças, uma vez que nosso organismo trabalha 24 horas por dia para reduzir a acidez corporal. Tomar uma água ácida é dar mais trabalho a ele. Aí aquela nossa recomendação de consumir elevada quantidade de líquidos deve ser grifada: “de boa qualidade, com pH superior a 9”.

Além da acidez, a água pode conter compostos orgânicos, xenoestrógenos e toxinas dos compostos clorados formados a partir da adição do cloro no “tratamento” da água ou provenientes do plástico em que são envasadas. Todas essas substâncias têm poder deturpador da nossa saúde, já que alteram nossa dinâmica hormonal, promovem alterações celulares e prejudicam a nossa imunidade.

Segue, abaixo, uma lista de benefícios da água alcalina:

– melhora a capacidade de reflexo motor em atletas, por produzir uma melhor condutibilidade de impulsos nervoso e maior poder de oxigenação celular;

– melhora a disposição, pela produção energética que a ionização produz;

– tem um poder de hidratação celular muito superior, pois conta com minerais adequados à nutrição celular, e isso facilita a sua condutibilidade.

– previne e auxilia no tratamento de problemas de tireoide: estudos confirmam que o consumo excessivo de flúor e cloro prejudica a absorção de iodo e pode interferir negativamente na saúde da tiroide, contribuindo para o hipotireoidismo, uma alteração glandular que facilita o ganho de gordura corporal, baixa a imunidade, produz descontrole na temperatura corporal, dentre muitos outros malefícios;

– previne o câncer: a reação química do cloro com ácidos húmicos e fúlvicos, derivados da decomposição de matéria orgânica proveniente das margens dos rios, resulta nos trihalometanos ou THMs, resíduos considerados cancerígenos. Estudos comprovam que o consumo diário de dois litros de água com THM durante 40 anos aumenta a probabilidade de se contrair câncer de bexiga em 70%. Após 60 anos, em 100%. A alcalinização da água reduz a quantidade dos THMs e, assim, auxilia na prevenção do câncer;

– previne o ressecamento dos cabelos, pois reduz o contato com o cloro;

– auxilia no tratamento da pele, funcionando como um adstringente, evitando o ressecamento e proporcionando uma limpeza mais profunda;

– previne e auxilia no tratamento da osteoporose: acidose é uma das causas de osteoporose. Quando tomamos líquidos muito ácidos (refrigerantes e águas com pH ácido, por exemplo), cria-se uma situação metabólica no nosso corpo que estimula a perda óssea. Assim, ao ingerirmos uma água alcalina, estamos reduzindo a retirada de cálcio dos nossos ossos;

– é um potente desintoxicante corporal, uma vez que os íons presentes na água sequestram as toxinas presentes em nosso corpo;

– melhora a capacidade de memória, pela desintoxicação por metais pesados e pelo seu maior poder de oxigenação celular.

Além da água para consumo, existem filtros de carvão ativado que podem ser colocados no chuveiro e nas torneiras, a fim de retirar grande parte do cloro da água. Sua pele e cabelos agradecerão!

Um último alerta: 60% do nosso corpo é água, portanto, ela é a nossa principal matéria-prima! Se desejamos ser saudáveis, o primeiro passo em uma reeducação alimentar é saber escolher uma água de qualidade para consumo! Cuide do seu maior bem: sua saúde!