23 de outubro de 2015

Adolescer retorna ao Teatro da AMRIGS

Adolescer_0855_credito_robsonnunes

Por: Thaiane Estauber | Foto: Robson Nunes //

Sessão arrecadará alimentos não-perecíveis para as vítimas da enchente em Canoas.

Após apresentação que lotou o Theatro São Pedro no dia 16, Adolescer retorna ao Teatro da AMRIGS para apresentação no dia 30 de outubro. A sessão arrecadará alimentos não-perecíveis para as vítimas da enchente em Canoas. Um quilo de alimento pode ser trocado por 50% de desconto no valor integral do ingresso (a promoção não é cumulativa).

Adolescer chegou a sua adolescência em maio de 2015, completando 13 anos de existência. Sucesso de público, desde sua estreia em 2002 até setembro deste ano, foram 1425 apresentações e mais de dois milhões de espectadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo que assistiram ao espetáculo.

A dramaturgia de Vanja Ca Michel, que assina o roteiro, produção e direção, reflete sobre os comportamentos típicos da adolescência, reunindo fragmentos de Moacyr Scliar, do psiquiatra José Outeiral e dos psicanalistas Rubem Alves e Cybelle Weinberg.​ Temas recorrentes aos adolescentes, como respeito às diferenças, relação com os pais, bullying, sexualidade e drogas estão sempre em pauta nas esquetes que compõem o espetáculo.

O segredo de manter-se atual, para Vanja, foi saber renovar-se constantemente, o que atrai a fidelização do público. “Se você assistir a duas temporadas diferentes, em um curto período de tempo, verá que a peça terá uma nova leitura sobre os adolescentes da atualidade. Ela absorve todas as novidades como músicas, memes, linguagem da internet, ídolos… e na mesma velocidade”, conta. “Adolescer é uma homenagem aos adolescentes e um alerta aos adultos sobre os cuidados e o acolhimento que esta etapa da vida enseja”.

Os atores usam em cena celulares conectados, pau de selfie e Gopro. O mais interessante é que as imagens feitas pelos atores nas apresentações entram automaticamente nas redes sociais do espetáculo. Logo após cada sessão, o público confere fotos do espetáculo tiradas na hora, interagem com os perfis dos atores e assistem vídeos feitos especialmente para os fãs. “Nos comunicamos com os fãs de Adolescer através dos nossos canais nas redes sociais diariamente”, explica Vanja.

Encenado por doze atores entre 16 e 51 anos, o texto já foi modificado mais de 35 vezes, para manter-se sempre atual e próximo à realidade dos jovens de cada geração. “O mais importante em todo esse processo, foi o espaço para pensar e falar sobre esta fase que ainda é muito confusa para muitas pessoas”. “Nosso objetivo é surpreender o público, ainda que este já tenha visto o espetáculo diversas vezes, como se constata. Sempre é uma emoção nova”, declara.

Foi ministrando aulas de teatro para jovens em escolas da capital gaúcha que Vanja percebeu a necessidade de uma produção que compreendesse e falasse sobre adolescência. Desde a estreia no dia 28 de maio de 2002, já passaram pelo elenco mais de 80 atores e atrizes. “Eu digo que o Adolescer é a primeira escola de diversas gerações de atores gaúchos. Muitos nomes que hoje tem carreira consolidada no teatro, cinema e TV começaram conosco”, afirma.

Nos meses setembro, outubro e novembro os espectadores que assistirem à peça poderão participar do Concurso Cultural “Adolescer e Tia Iara te convidam para conhecer o Costão do Santinho”, promovido pela Tia Iara Turismo, nova apoiadora do projeto. Ao final de cada sessão, o público poderá responder à pergunta “Que nova cena eu quero ver em 2016 no espetáculo Adolescer”? O autor da melhor ideia receberá duas cortesias para desfrutar do Costão do Santinho. O resultado será divulgado no dia 18 de novembro, na fanpage do espetáculo.

Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro, pelos sites Laçador de Ofertas, Peixe Urbano e Tchê Ofertas e loja Imaginarium Shopping Iguatemi. Descontos de 50% para estudantes, idosos, professores e sócios do Clube do Assinante. Mais informações, acesse: www.adolescer.com.br