9 de janeiro de 2016

Pisca e Opinião apresentam Summer Reggae Festival

Rootment foto Katherin Gutierrez

Foto: Katherin Gutierrez //

2016 vai começar na potência máxima, sobretudo para quem gosta de reggae.

No dia 21 de janeiro, o Opinião será o palco do Summer Reggae Festival, que reunirá em Porto Alegre a banda carioca Nayah, famosa pela sua mistura de estilos, com o grupo argentino Rootment, além dos representantes gaúchos Banda do GrooVI e Villena Acústico.

Os caras de Niterói, que lançarão um novo álbum ainda nesse ano, estarão aqui para apresentar a polêmica e inédita “Pergunte Pro Seu Médico” (https://youtu.be/TZjLvufD5lA) e algumas das composições que viraram hits no Youtube, como “Sua Beleza” e “A Vida Não Pode ser pela Metade”. Já os hermanos, influenciados pelo mestre Bob Marley e pelo Groundation, vão aproveitar a sua estreia em território brasileiro para promover o seu segundo álbum, “The Roots Moviment”, com letras em inglês e disponível para streaming gratuito (www.rootment.bandcamp.com).

Por fim, a Banda do GrooVI e o Acústico Villena contarão com as participações especiais de algumas referências do reggae local, como Fyah Rocha, Pablo Seea Rasta e Ras Sansão.

ROOTMENT

Formado em 2010, o Rootment é uma banda argentina que reúne pessoas atraídas pela mesma força magnética, o espírito do reggae roots jamaicano. O grupo, que foi concebido na turística Bariloche pelo vocalista Cristian David Homrich e pelo baixista Francisco Romairone, em pouco tempo se mudou para Buenos Aires e agregou outros integrantes e estilos musicais.

Depois de encontrar parceiros com os mesmos interesses e em sintonia com a filosofia do reggae de raiz, o Rootment começou a se apresentar em diversos bares e pubs da capital argentina, assim como em cidades como La Plata e Rosario. Influenciado pela obra de Bob Marley e pelos norte-americanos do Groundation, o grupo gravou em 2013 o seu primeiro álbum, chamado “Simples”. O sucesso foi tanto que a banda não tirou o pé da estrada e registrou, no mesmo ano, o ao vivo “En Vivo en Makena!”.

Com letras em inglês e shows sempre lotados, o Rootment lançou em 2015 o seu segundo álbum, chamado “The Roots Moviment”. O disco está disponível para streaming gratuito e download (www.rootment.bandcamp.com). Além de Homrich e Romairone, a banda conta ainda com Demian Kania (guitarra), Facundo Idiart (trombone), Federico Hoopmann (trompete), Giuliano Manzo (saxofone), Nassim Marún (bateria), Guido Orue (teclado), Lucas Marolla (percussão) e as backing vocais Paula Palavecino e Ailén Farhat.

NAYAH

Nayah é uma banda que surgiu no final da década de 90, na cidade de Niterói, como um grupo unicamente de reggae. Porém, no começo dos anos 2000 buscou outras sonoridades e passou a incorporar o rock e, principalmente, o rap em suas composições. A banda, que se destacou desde o começo pela sua irreverência e pela sua atitude através de mensagens de paz e otimismo, sempre com bom humor e sem perder a critica do mundo em geral, lançou o seu primeiro disco em 2001 e outros dois em 2006 e 2008, respectivamente.

Formada atualmente por Kid Mumu e Renzo Gold (vocais), Alex Gaspar (guitarra), Cauê Machado (bateria), Thiago Ferreira (baixo) e Neon Ventura (scratches), o Nayah prepara o lançamento do seu terceiro álbum, previsto ainda para 2016, enquanto realiza diversos shows pelo país. O single “Pergunte Pro Seu Médico” (https://youtu.be/TZjLvufD5lA), que aborda a questão da legalização da maconha e conta com a participação especial do grupo de rap Oriente, já está circulando pela web, com mais de 40 mil visualizações em pouco mais de dois meses no Youtube.