30 de maio de 2017

Prudential Concerts chega a Porto Alegre para celebrar diversidade da música brasileira

©Rama de Oliveira

Foto: Rama Oliveira //

Regido por Carlos Prazeres, espetáculo tem única exibição no dia 20 de junho, no Theatro São Pedro. Ingressos à venda.

Um tributo à riqueza e à criatividade da música popular brasileira. Com regência do maestro Carlos Prazeres, o Prudential Concerts – Acordes Brasileiros chega a Porto Alegre em 20 de junho, no Thetro São Pedro. O projeto estreou com a participação de Gilberto Gil e teve um enorme sucesso no Rio de Janeiro, no dia 9 de maio. Até o final de agosto ainda passará pelas cidades de São Paulo e Belo Horizonte.

O objetivo é explorar a pluralidade dos nossos estilos musicais, sempre apresentando uma camerata formada por músicos locais e com a participação de um solista convidado. Para a única exibição na capital gaúcha, o espetáculo contará com a Orquestra de Câmara da ULBRA e a presença mais do que especial da cantora Vanessa da Mata.

A venda dos ingressos começa a partir de 29 de maio na bilheteria do Theatro São Pedro e pelo site www.teatrosaopedro.com.br. No repertório, Carlos Prazeres passeia por ícones e sucessos da música brasileira, levando ao público composições de Villa Lobos, Pixinguinha, Braguinha, Tom Jobim, Chico Buarque, Edu Lobo, Luiz Gonzaga e Buchecha, entre outros. Os diferentes estilos e ritmos representam o Brasil e sua diversidade cultural, manifestada nas artes, no folclore, na culinária e em toda a riqueza do nosso povo.

O carioca, de 41 anos, é curador artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) desde 2011. É também um dos principais convidados da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES) no Rio de Janeiro, onde foi assistente de Isaac Karabtchevsky até 2012. Prazeres acredita que música clássica é para todos, e aposta na criatividade de seus espetáculos para aproximá-la do público.

Para o Prudential Concerts, o maestro apresenta um repertório de música instrumental inovador e com grande diversidade estética (rítmica, melódica e harmônica). Aliado à participação de um solista convidado, o projeto proporciona uma sonoridade contemporânea, fruto de cruzamentos e experimentações nos planos da composição e improvisação. Ritmos e harmonias encontrarão novos intérpretes, se adequando à linguagem de seu tempo e respeitando a magnífica herança musical brasileira.

Em Porto Alegre, o maestro regerá a Orquestra de Câmara da ULBRA. Criado em julho de 1996, o grupo é composto por músicos de alto nível técnico e tem como principal meta manter a excelência da execução e acabamento musical. Como reconhecimento pelo trabalho, a orquestra tem sido classificada entre as melhores do gênero no país.

Oficinas para músicos locais

O projeto oferece ainda oficinas ministradas pelo maestro Carlos Prazeres a estudantes de música das cidades visitadas. Em Porto Alegre, a oficina acontecerá no dia 20 de junho, na Sala de Música do Theatro São Pedro, das 10 às 13 horas. São 40 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas até o dia 19 de junho pelo e-mail oficina.prudentialconcerts@gmail.com.

As oficinas têm como objetivo desenvolver e aperfeiçoar a técnica do instrumento de preferência, além de promover a interação dos estudantes na realização musical coletiva e cultivo da consciência das implicações éticas e hierárquicas no que diz respeito à realização musical em grupo. Serão abordados temas como emissão sonora, estudo de excertos orquestrais, postura e comportamento do músico em orquestra sinfônica, entre outros. A fim de ampliar o acesso, haverá um intérprete de LIBRAS e a oficina também contará com audiodescrição.

A Prudential do Brasil

A Prudential do Brasil Seguros de Vida S.A. é uma subsidiária da Prudential Financial, Inc, uma das maiores instituições em serviços financeiros no mundo. A companhia tem feito negócios no Brasil desde 1998, quando iniciou a comercialização do seguro de vida individual. Nessa linha de negócios, a companhia estabeleceu 31 agências e dois escritórios comerciais. A comercialização de seus produtos nesse segmento é realizada por meio de corretores franqueados conhecidos como Life Planner e pelas corretoras de seguros das empresas parceiras. Em 2017, a seguradora ingressou no mercado brasileiro de seguro de vida em grupo, ampliando a sua atuação no país e levando o seguro de vida para cada vez mais brasileiros. Para saber mais sobre a Prudential do Brasil, acesse www.prudentialdobrasil.com.br.