Música em Praga e na República Tcheca

Fotos: Divulgação //

Ainda que pareça estranho, Mozart e os Rolling Stones tem algo em comum… seu amor por Praga.

O primeiro demonstrou isso estreando na cidade sua famosa ópera ‘Don Giovanni’. Duzentos anos depois os Rolling Stones decidiram pagar pelo sistema de iluminação do Castelo de Praga, para que, também à noite todo mundo pudesse admirar sua beleza. Durante toda sua história Praga e a música tem tido uma relação muito estreita. Uma relação que continua, na atualidade. Portanto, quem visita a capital tcheca pode desfrutar da música em todas suas variedades.

Se você é um amante da música clássica, Praga vai fazer você se apaixonar ainda mais, pois os espetáculos são realizados diariamente nos grandes edifícios históricos, como o Klementinum, e mesmo no grande auditório tcheco, o Rudolfinum. Nesses, você pode ouvir as obras mais destacadas dos grandes compositores tchecos, como Dvorak e Smetana, mas também um repertório de diferentes eras e autores.

Se o jazz é a sua, não pense que em Praga você não poderá apreciá-lo. Quando a noite cai na cidade, em muitos lugares o melhor do jazz e blues começa a tocar ao vivo. Até mesmo um dos barcos que atravessa o Moldava é dedicado a esse estilo de música.

E a música em Praga continua, porque se seus gostos são mais modernos e você é um daqueles que gostam de dançar música eletrônica, rock ou pop … esta cidade não deixa por menos e receberá inúmeros artistas de prestígio internacional ao longo do ano: AC/DC, Rihanna, David Guetta … todos eles nos clubes e locais onde você pode ouvir a música do momento todas as semanas, ou encontrar pequenos grupos que tentam se posicionar na cena musical.

Com toda essa oferta, você pode achar difícil escolher. Ou é possível que seu tempo na cidade seja limitado e você não possa participar de nenhum programa musical. Não se preocupe, porque mesmo caminhando pela cidade você vai desfrutar de música. Você encontrará numerosos grupos de música e artistas de rua que enchem de alegria a cidade proporcionando uma atmosfera especial. Os principais pontos onde encontrá-los são a Praça da Cidade Velha, a Ponte Carlos e o Castelo. Lembre-se de que, quando você estiver em Praga, a música nunca abandona você.

Aproveite os festivais em todo o País.

Os famosos festivais de música são uma grande atração na República Tcheca. Primavera de Praga, o famoso festival de música clássica é organizado anualmente (há mais de 70 anos), e dele participam os melhores músicos de todo o mundo. Fãs de rock e outros gêneros musicais aguardam ansiosamente os primeiros dias de julho para visitar as cidades de Hradec Králové e Ostrava.

Colours of Ostrava entre os melhores

Considerado pelo jornal britânico Guardian como um dos melhores acontecimentos musicais da Europa, o festival Colours of Ostrava vem se repetindo com grande sucesso desde 2002, data de sua primeira edição e já se firmou como um dos acontecimentos culturais mais populares na República Tcheca.

Muito disso porque Ostrava tem sido visitada por estrelas como Björk, Bobby McFerrin, Alanis Morissette, John Newman, Sigur Rós e pela cantora francesa ZAZ. Este ano anunciaram visita Underworld, M83 e também o escritor Robert Fulghum.

Colours of Ostrava acontece na antiga indústria metalúrgica de Dolní Vítkovice, inscrita na Lista de Patrimônio Mundial da Europa. E que vem constantemente melhorando sua aparência – prova disso é a nova Torre Bolt, que tem o nome do atleta Usain Bolt, que participou da competição Zlatá tretra (o Sapato dourado). O complexo industrial da mina de Hlubina e outros edifícios do lugar estão se tornando a terra cultural fértil de Ostrava e, no mês de julho, de toda a República Tcheca, quando acontece o festival Cores de Ostrava.

Rock for People brilha entre as “estrelas fixas”

Durante o evento os arredores do aeroporto de Hradec Králové torna-se um mar de tendas cheias de fãs de música de qualidade, o chamado Rock for People. O nome do festival pode levar à confusão porque não se toca apenas rock, embora este ainda seja o protagonista. A próxima edição será nos primeiros dias de julho e a cidade de Hradec Králové na Boêmia oriental mostrará que Rock for People está à altura de sua fama.

Outros acontecimentos musicais

Ao longo do verão, os festivais musicais vão aos castelos tchecos e moravos, por sua ambientação. Concertos e apresentações musicais chegam a castelos e palácios em toda República Tcheca. Muito popular o festival Benátská realizado na cidade de Liberec. Quem gostar de Gone punk e punkrock, rock’n’roll, hardcore, reggae, ska, rockabilly ou indie rock, deve ir, no final de julho para Tábor no festival Mighty Sounds, onde 80% das bandas são estrangeiras .

Os visitantes da República Tcheca também estão interessados no festival Brutal Assault, de metal music, o único de seu gênero, que acontece no histórico Forte de Josefov. O forte em si é bastante atraente, e aproveitando o festival você pode se dedicar a outras atividades turísticas, como por exemplo, visitar cidades de Opočno ou Nové Město nad Metují.