28 de janeiro de 2016

Pule o Carnaval em Aruba

_Carnaval_em_Aruba7_Credito_ATA
_Carnaval_em_Aruba9_Credito_ATA
_Carnaval_em_Aruba1_Credito_ATA

Fotos: ATA //

Folia na ilha caribenha tem duração de cinco semanas.

O Carnaval em Aruba não perde o fôlego: nesta 62a edição, são cinco semanas de festa. Pelas ruas da ilha do Caribe, o samba dá lugar a ritmos exóticos, como a tumba, o calipso e o road march. Habitantes e turistas apreciam esta belíssima temporada na Ilha Feliz.

Para quem vai conhecer o Carnaval de Aruba pela primeira vez, fica a dica: a última semana dos festejos é, sem dúvida, a mais divertida. Vale a pena curtir a noite do Grand Lighting Parade (4 de fevereiro), um cortejo onde os participantes se vestem com trajes iluminados e dançam pelas ruas.

O auge desta edição será no dia 7 de fevereiro, quando o maior desfile vai colorir as ruas de Oranjestad, capital do país. Mesmo quem adora deitar na espreguiçadeira junto ao mar azul turquesa de Aruba não resiste em dançar junto aos carros alegóricos e aos foliões com indumentárias extravagantes.

Aliás, os desfiles são abertos a todos os que querem participar – basta escolher um bloco e pagar a taxa de participação, que pode custar a partir de US$ 45, dependendo do desfile selecionado ou se o traje está incluído no valor. As crianças têm seus próprios cortejos, que são seis no total e acontecem em diferentes cidades de Aruba.

As festas terminam no dia 8 com a Queima do Momo, um ato simbólico de queimar um boneco de pano que representa o rei da loucura, para assim começar o início da Quaresma. E, para quem vai embora depois desta maravilhosa experiência, começa a vontade de voltar a Aruba.