Africanos vencem e batem recorde da etapa de Salvador

O queniano Paul Kipkemoi Kipkorir e a etíope Meseret Gezahegn Merine cruzaram a linha de chegada em primeiro lugar na categoria Elite 10km da prova disputada neste último domingo, nas ruas da capital baiana.

Os africanos dominaram a terceira etapa do Circuito de Corridas CAIXA 2018, disputada no domingo, em Salvador. O queniano Paul Kipkemoi Kipkorir e a etíope Meseret Gezahegn Merine cruzaram a linha de chegada em primeiro lugar na categoria Elite 10km. A dupla da equipe Luasa Sports Caixa ainda bateu o recorde da prova na capital baiana. Kipkorir marcou 29min43 e baixou a própria marca, que era de 30min21, enquanto Meseret terminou em 35min08, superando o tempo de Joziane da Silva Cardoso, que era de 35min52.

Os melhores brasileiros na etapa de Salvador do Circuito CAIXA são Ubiratan José dos Santos (São José Agro) e Simone Ponte Ferraz (Corville/SPF Running). Ambos cruzaram a linha de chegada em segundo lugar na Elite 10km, com 30min39 no masculino e 36min12 no feminino. “Quero agradecer a Deus pelo resultado e ao professor Daniel. É uma honra disputar o Circuito CAIXA . Eu ia disputar a Maratona de Porto Alegre, mas decidi mudar para a prova aqui na Bahia e estou muito feliz pela escolha que fiz. Foi uma prova difícil. Fiquei atrás na largada, mas consegui buscar a partir do km 3. E apesar de o queniano abrir, conseguiu manter a vice-liderança até o final”, afirmou Ubiratan, que completou em 30min39.

Simone também tentou perseguir a líder, mas ficou satisfeita com a segunda colocação. “Larguei junto com a etíope, bem forte. Tentei imprimir meu ritmo, porque queria entrar no retorno na frente, dentro da minha estratégia. Porém, senti o vento contra e sofri um pouquinho, sem conseguir ficar na frente. Mas estou feliz em disputar uma prova tão forte e de alto nível como o Circuito CAIXA. É a maior competição do Brasil e é muito importante competir com atletas de ponta e estar entre as melhores. Isso é muito significativo para nós, que trabalhamos todo os dias pelo esporte”, garantiu a vice-campeã, com o tempo de 35min08.

A etapa de Salvador do Circuito CAIXA teve largada na Praça de Piatã, a partir das 7h. Além de Paul Kipkemoi e Ubiratan dos Santos, o pódio masculino teve José Nilson de Jesus (MBSports) – 31min10; Adriano de Oliveira Silva – 31min17 e Hélio Cássio Bispo dos Reis (Fantasma) – 32min04, em terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente. Na Elite 10km Feminina, as três posições que completaram o pódio são de Marily dos Santos (Mizuno / Multsport) – 37min23; Helena Pereira Anunciação (Governador Valadares) – 37min40 e Edielza Alves dos Santos Guimarães – 38min06.

Além da Elite 10km, e etapa baiana do Circuito de Corridas CAIXA, que completa 15 anos em 2018, recebeu milhares de atletas amadores nas ruas de Salvador para as distâncias de 10km e 5km, além de provas em duplas e caminhada. “É uma felicidade ver o enorme número de pessoas praticando atividade física. Seja correndo, caminhando, buscando performance ou qualidade de vida, o importante é que o Circuito CAIXA mantém a tradição de levar esporte aos brasileiros de diferentes partes do país”, atesta Hélio Takai, diretor da HT Sports, responsável pela organização do evento, que já teve etapas em Belo Horizonte e Uberlândia.