Brasil Ride lança ranking para 13 provas de MTB e Trail Run

Enquanto no mountain bike cinco diferentes disputas valerão pontos, na corrida de montanha a pontuação será definida de acordo com as distâncias percorridas nas provas.

A organização da Brasil Ride apresenta mais uma novidade para os amantes dos esportes outdoor, após um grande crescimento de seus eventos nos últimos anos. A partir da atual temporada, haverá rankings para as duas modalidades, mountain bike e trail run, considerando as 13 disputas programadas para 2018, com início na 24H Brasil Ride nos dias 24 e 25 de março, em Botucatu (SP), quando haverá também a primeira etapa da Trail Run Brasil Ride. Desta forma, os praticantes dos dois esportes terão seus feitos ainda mais reconhecidos, perante público, mídia e patrocinadores.

“A Brasil Ride atingiu neste ano o seu ápice na organização de provas de mountain bike e trail run. Teremos nesta temporada oito de MTB e outras cinco de corrida de montanha. Assim, para incentivar os atletas durante as competições em 2018, de março a dezembro, estamos inovando e criando um ranking unificado. Em breve definiremos uma premiação anual e exclusiva, para as principais categorias, o que só ajudará a fomentar o esporte e a incentivar ainda mais novos praticantes destes dois esportes”, explica Mario Roma, fundador da Brasil Ride.

No mountain bike, as provas que valerão para o ranking, com pesos diferentes, são 24H Brasil Ride, Warm Up Pro, Warm Up Sport, Maratona dos Descobrimentos e a Ultramaratona Brasil Ride, esta última a única a ofertar o maior número de pontos, nível Gold. No MTB, a organização divide em três níveis: Gold (A), com 100 pontos para os campeões; Silver (B), com 75 pontos para quem subir no lugar mais alto do pódio, na 24H Brasil Ride e Warm Up Pro; e Bronze (C), valendo 50 pontos para os vencedores do Warm Up Sport e Maratona dos Descobrimentos.

Já na trail run, haverá quatro diferentes níveis de pontuação. Além de Gold (A), Silver (B) e Bronze (C), presentes no MTB, há também o Steel (D), com 25 pontos para os campeões nas mais variadas categorias. No máximo patamar das corridas de montanha está a Ultra 70K, na Gold, ou seja 100 pontos para os vencedores. Na pontuação Silver aparecem as distâncias 32 km e 21 km, ofertando 75 pontos para os campeões, a Bronze valerá para a distância de 12 km, com 50 pontos em jogo, e por fim a distância 6 km na pontuação Steel.

Os rankings devem respeitar as categorias disponíveis em cada evento. Será levado em consideração o gênero (masculino ou feminino) e a faixa etária em que está inscrito. Os atletas marcam pontos de acordo com a modalidade, faixa etária e categoria escolhida. Será permitido participar de mais de um ranking, porém os pontos não são acumulados entre diferentes competições. E, caso o atleta queira participar de mais de uma modalidade em um mesmo evento, por exemplo, o Warm Up e a Trail Run, no Festival Brasil Ride, receberá pontos nos respectivos rankings, que são independentes.