Etapa de São Vicente abre o Circuito Futebol Social 2018

Parque Ambiental, em Sambaiatuba, recebeu a primeira de cinco etapas da primeira fase de seleção dos jovens que disputarão a Homeless World Cup, em novembro, no México.

O sonho de um dia representar o país no exterior, vestindo a camisa da seleção brasileira de futebol social, teve início no último final de semana para 118 jovens, 64 homens e 54 mulheres, de entidades socais da Baixada Santista. No Parque Ambiental, em Sambaiatuba, na cidade de São Vicente, 14 equipes disputaram a primeira de cinco etapas da primeira fase seletiva para a Homeless World Cup, a Copa do Mundo de Futebol Social, em novembro, no México.

Foram oito equipes masculinas e seis femininas em ação no torneio que marcou a abertura do Circuito Social Futebol 2018. Entre os homens, fizeram a final as entidades Baixada 013 e PSG Goiânia, com o placar final de 6×2 a favor do Baixada 013. Na decisão feminina, entre São Vicente x Parceiros da Bola, vitória do time que leva o nome da cidade-sede, por 8×3. As seletivas seguirão nos próximos dois meses, passando por Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Fortaleza, para que os escolhidos para a Etapa Nacional sejam definidos.

“Esta foi a primeira etapa na Baixada Santista na história do Circuito. Assim, apenas duas equipes sabiam como se joga o Futebol Social, porque já participaram da etapa paulistana em anos anteriores. Enquanto as outras, mesmo sabendo das regras, no início tiveram dificuldades. Mas foi só na primeira partida. Depois eles já pegaram o ‘jeito’ de jogar e fizeram ótimas partidas, de muita qualidade técnica”, destacou Pupo Fernandes, treinador da seleção brasileira de futebol social.

“Umas das coisas que me surpreendeu foi o número de jogadores que atuaram descalços nesta etapa de inauguração do Circuito Futebol Social 2018. Jogaram sem medo e dividiram bolas com os outros que estavam de chuteiras society. Ficamos felizes pela qualidade deles e saímos de São Vicente com a certeza de que vários jogadores estarão convocados para a próxima fase, na Etapa Nacional”, completou Pupo.