Espetáculo “100 Formas para o Amor” tem nova temporada

Por: Thaiane Estauber | Foto: Claudio Etges //

Apresentações ocorrem nos dias 16, 17 e 18 de outubro.

Após participação no 17º Caxias em Cena, o espetáculo 100 Formas para o Amor volta a cartaz em três apresentações no Teatro Renascença.

A montagem da Macarenando Dance Concept traz oito bailarinos que apresentam diferentes formas de dançar o amor, em 30 músicas marcantes que compõem a trilha sonora. O trabalho incorpora os conceitos, procedimentos, temas e materiais abordados ao longo da trajetória artística do diretor Diego Mac. No elenco, Aline Karpinski, Dani Dutra, Denis Gosch, Eduardo Richa, Joana Amaral, Juliana Rutkowski, Nilton Gaffree e Renata Teixeira apresentam diferentes formas de dançar o amor.

A peça recebeu nove indicações e dois prêmios Açorianos de Dança em 2014. A montagem foi selecionada para a Mostra SESC Cariri de Culturas, no Ceará, e será apresentada em novembro, junto a Abobrinhas Recheadas, outro espetáculo do grupo.

Para Gui Malgarizi, dramaturgo do espetáculo, 100 Formas para o Amor une temática e linguagem populares, o que amplia o potencial de identificação e de comunicação entre obra e público, colaborando na formação de plateia para a dança. “O amor permeia as experiências de todos os indivíduos, independentemente do extrato socioeconômico, origem étnica ou idade. Em outras palavras, o amor é um elemento desencadeante de memórias, imaginários e movimentos coletivos”, afirma.

Construído a partir da pesquisa sobre a práxis de colecionar movimentos como modo de composição coreográfica, 100 Formas para o Amor utiliza a matriz de movimento Macarena (uso recorrente nos processos criativos do diretor Diego Mac), e o tema “amor” (sistematizado em 30 verbos temáticos). O processo de investigação foi realizado em três etapas: coleta, armazenamento e reprocessamento.

Na fase de coleta, foram registrados em vídeo laboratórios de criação utilizando a Macarena e os verbos temáticos para improvisações. O armazenamento foi realizado por meio da pesquisa de músicas sobre amor, e a criação de uma videocoreografia com os registros coletados. Na etapa de reprocessamento foram instauradas 30 composições cênico-coreográficas a partir de estratégias para a transdução do vídeo para a cena.

As apresentações ocorrem nos dias 16, 17 e 18 de outubro, às 20h, no Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307). Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro até 1h antes do início do espetáculo, ou pelo site https://www.sympla.com.br/100-formas-para-o-amor__43697, até o dia 14 de outubro. O lote promocional, vendido somente pelo site, garante dois ingressos por R$ 50,00. Os ingressos comprados na bilheteria custam R$ 60,00 (50% de desconto para maiores de 60 anos, estudantes e classe artística).