Trabalhando nas horas de ápice da produtividade

Tarefas e projetos tomam nosso precioso tempo e por isso é sempre bom saber quando é mais provável que consigamos concluí-las sem ficar preso em algo durante a execução.

De acordo com o Redbooth, um software de gerenciamento de projetos, a nossa produtividade não é constante ao longo da semana ou mesmo ao longo do dia. Se você perde o pique ao final da tarde, tente fazer outra coisa, faz parte da nossa natureza se distrair.

Depois de analizar a produtividade e os hábitos de milhares de usuários e as mais de 28 milhões de tarefas concluídas nos últimos dois anos, o pessoal do Redbooth descobriu alguns padrões interessantes de quando as pessoas completam suas tarefas. Por exemplo: 11h da manhã é a hora mais produtiva, de acordo com relatórios do software, quando quasse 10% das tarefas diárias são marcadas como concluídas. Então se você precisa dar prioridade para alguma tarefa, cuide dela antes do horário do almoço.

Depois disso? A produtividade cai bastante e poucas tarefas são concluídas ao fim do dia. Até as 16h, pouco trabalho é finalizado e o percentual de tarefas completas cai completamente. As segundas são os dias mais produtivos, enquanto que as sextas os menos.

Tendemos a ficar mais produtivos ao longo do ano chegando no pico de produtividade perto de Outubro. Em compensação quando entramos em novembro começamos a finalizar menos. A proximidade com as festas de fim de ano e as férias que estão chegando acabam distraindo mais e finalizando menos.

Quando tiver dúvidas, ache a sua melhor agenda

Deixando de lado  os relatórios do Redbooth, nem todos se encaixam nessas predições para tentar achar o melhor momento de produtividade. Alguns tendem a ser trabalhadores noturnos, por exemplo, e dificilmente terão as manhãs como o pico de produtividade. O ideal é que você tentem achar o seu período de produtividade e automatize tarefas ou mesmo dê mais atenção a outras tarefas menos importantes em horários alternativos.

Pessoas com um horário de trabalho comercial, das 09h às 18h por exemplo, podem fazer um registro de seu trabalho usando apps como o Rescuetime, para entender melhor o seu desempenho. Também é um bom conselho manter uma lista de tarefas que foram concluídas ao longo do dia ou da semana. Só não esqueça de dar pausas, descansar é fundamental para manter a produtividade em alta.


Texto adaptado do artigo Work During Your Hours of Peak Productivity.