22 de abril de 2015

2015 é decisivo para Rodrigo Bastos

Rodrigo tiro02

Foto: Divulgação //

Dentista paranaense luta pela vaga para os jogos Rio 2016.

O atirador Rodrigo Bastos, da seleção brasileira de Tiro Esportivo e eleito o Atleta do Ano na modalidade em 2014, ganhou as duas últimas etapas do Campeonato Brasileiro desse ano na prova de fossa olímpica. As etapas vencidas por Rodrigo foram em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e na capital paulista – essa última terminou no domingo, dia 19 de abril. Em março, na última Copa do Mundo de Tiro Esportivo, em Dubai, ficou em oitavo lugar. “2015 é decisivo. Vai ser o ano mais importante da minha vida. Estou conseguindo profissionalizar minha estrutura e espero garantir a vaga para as Olimpíadas de 2016 o mais rápido possível, pois preciso me preparar”, torce o atirador, que ocupa atualmente a oitava colocação no ranking da fossa olímpica da Federação Internacional de Tiro (ISSF).

Rodrigo Bastos tem 47 anos, é dentista e têm uma clínica dentária na cidade paranaense de Guarapuava. Nos finais de semana, viaja 200 km até Curitiba, onde treina. “Não dá para conseguir sucesso trabalhando como dentista e praticando o esporte. Se eu conseguir ficar exclusivamente na preparação para as Olimpíadas de 2016, vou ter chance de medalha no Rio de Janeiro”, explica o atirador. Além do Campeonato Brasileiro, esse ano Rodrigo disputará em junho a Copa Sul-Americana de Lima, no Peru, e em julho participa dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Depois do Pan, terá em agosto a Copa do Mundo de Tiro em Gabala, no Azerbaijão, e em setembro irá ao Campeonato Mundial de Tiro, na cidade italiana de Lonato, que será sua última competição internacional do ano.

Rodrigo Bastos foi medalha de bronze no Pan-Americano de Indianápolis, em 1987, campeão na Copa de Mundo de Tiro Esportivo no México, em 1988, medalha de prata no Pan-Americano de Santo Domingo, em 2003. Ficou em quarto lugar nas Olimpíadas de Seul, em 1988, e ficou em 11º nas Olimpíadas de Atenas, em 2004. No ano passado, conquistou a quinta colocação no Campeonato Mundial de Tiro Esportivo, na Espanha. É patrocinado pela marca de ferramentas Vonder e pela rede varejista Superpão, ambos do Paraná. Recebe a Bolsa Pódio do Ministério do Esporte e o apoio do fabricante italiano de espingardas Perezzi.