ALEMANHA DOMINA NO GP DE BADMINTON

Foto:  Divulgação/AGIF    //

O último dia de competição do Yonex Grand Prix de Badminton, realizado no ginásio de desportos da Aeronáutica, no Campo dos Afonsos, Zona Oeste do Rio, consagrou os alemães como os grandes campeões da modalidade. Das cinco finais disputadas, eles conquistaram o lugar mais alto do pódio em três categorias de duplas: mista, feminina e masculina. Mesmo sem ouro, o Brasil teve uma participação histórica com o terceiro lugar nas disputas de dupla feminina e mista. O GP contou com mais de 100 participantes de 20 países.

Para Gustavo Salazar, vice-presidente da BWF – Badminton World Federation, o GP é de extrema importância para a evolução dos jogadores brasileiros.

“Ficamos muito satisfeitos com a organização, é a primeira vez que temos um evento desta magnitude no Brasil. Podemos ver como as coisas estão acontecendo no país, além de acompanhar a preparação da competição. Este é um evento oficial para a BWF, sem dúvida, é uma ótima oportunidade para os atletas brasileiros e para quem espera disputar os Jogos no Rio”, finaliza Salazar.

Dupla Mista

O dia começou com a final da dupla mista. Em um jogo disputado ponto a ponto, os irlandeses Sam Magee e Cloe Magee venceram os dois primeiros sets por 11×10. A partir do terceiro set a dupla alemã, formada por Max Schwenger e Carla Nelte, se mostrou mais confiante e conseguiu a virada com parciais 10×11, 8×11 e 8×11.

“O Yonex GP de Badminton foi uma grande evento. A estrutura, a cidade, a praia, foi tudo maravilhoso. O evento está de parabéns”, empolga-se o campeão Schwenger. Para Carla Nelte, a competição é uma prévia do que teremos nos Jogos Olímpicos. “Foi muito bom estar aqui. Agora o foco e treinar para voltar em 2016”, finaliza.

De acordo com o Alex Tjong, um dos representantes da dupla mista brasileira que conquistou o terceiro lugar, o resultado já pode ser comemorado. “Eu acho que a gente fez um bom trabalho, não éramos favoritos e fizemos um ótimo torneio. Não subimos no lugar mais alto, mas conseguimos marcar presença no pódio”, destaca Alex.

Para a carioca Lohayny Vicente, que jogou com Tjong, o fato de competir em casa colaborou para o resultado. Ela também conquistou o bronze na dupla feminina junto com a irmã Luana Vicente.

“Essa conquista foi muito importante pra mim, é a primeira vez que disputo uma competição deste nível. Algumas coisas estavam do nosso lado. Espero que toda a equipe continue treinando bem para que a gente possa continuar representando o brasil bem”, declara Lohayny.

Dupla Masculina e Dupla Feminina

No masculino, disputa entre atletas do mesmo país. Os alemães Max Schwenger e Josche Zurwonne venceram os conterrâneos Raphael Beck e Andreas Heinz.

Os alemães também venceram a disputa de duplas feminina. Entre as mulheres, Johana Goliszewski e Carla Nelte representaram bem o país e ganharam por três sets a um. As irmãs búlgaras Gabriela Stoeva e Stefani Stoeva ficaram com a segunda colocação.

Disputa Individual

 

Na disputa individual masculina o vencedor foi o irlândes Scott Evans. O jogo com o alemão Dieter Domke foi apertado. Domke venceu os dois primeiros sets, mas o irlandês reagiu. No feminino, vitória de Beiwen Zhang, representante dos Estados Unidos. Ela derrotou a japonesa Kaori Imabeppu por três sets a dois.

“A experiência foi muito boa. Adorei o Brasil. As pessoas são disponíveis e estão sempre sorrindo. O esporte não é tão grande, mas tenho certeza que esse evento está contribuindo para o crescimento da modalidade no país. Fiquei muito feliz com a vitória”, resume Scott Evans.

O Yonex Brasil GP 2014 é realizado pela BWF, PAN AM e CBBD, com apoio da Força Aérea Brasileira e patrocínio Yonex.