Alerta vermelho para o campeonato do Parcel em Camboriú

Foto: Poullenot/ASP

Setembro é o mês das ressacas e de grandes ondas no litoral catarinense para rolar o Encontro de Gerações Parcel BC Invitational 2014 que pode acontecer já neste fim de semana em Balneário Camboriú.

Já foi ligado o alerta vermelho para a realização do evento ENCONTRO DE GERAÇÕES PARCEL BC INVITATIONAL 2014 em memória de MARCIANO CAVALHEIRO. Na última quinta-feira, entrou o primeiro swell de leste no litoral de Balneário Camboriú, que melhor se encaixa na bancada do Parcel e a expectativa é de que o evento possa acontecer ainda neste sábado, caso a ondulação chegue aos 8 pés (tamanho mínimo para a realização). A organização do evento monitora constantemente as previsões e tradicionalmente, setembro é de fortes ressacas e grandes ondas em Camboriú, então o esperado campeonato pode acontecer a qualquer momento neste mês.

“Este foi o primeiro swell de leste que entrou com força este ano, mas veio todo balançado e desalinhado, então vamos aguardar para ver como o mar amanhece e analisar detalhadamente a previsão do mar para fazer uma chamada certeira”, alertou Klaus Kaiser, organizador e diretor de prova deste inédito evento. “Temos somente uma bala no tambor e o tiro tem que ser certeiro. Caso o evento não aconteça neste final de semana, a expectativa é de que ele role ainda em setembro, pois temos informações de que será um mês com muitas tempestades e swells de leste, que são perfeitos para a bancada do Parcel”.

Os atletas também estão em alerta máximo e muitos já foram ao Parcel treinar na quinta-feira, mesmo com o mar e as ondas extremamente mexidas e balançadas pelo forte vento leste que sopra sem parar na região da Maravilha do Atlântico, como é conhecida a cidade de Balneário Camboriú. As ondulações provenientes de leste são as ideais para que a mística onda do Parcel quebre e a expectativa é de um mês de setembro com bastante ondas, ressacas e tempestades, de acordo com as informações dos principais sites e órgãos que monitoram as condições climáticas no estado de santa Catarina.

Um dos destaques do evento, o campeão mundial junior da ISA em 2012, Matheus Navarro, que acaba de chegar da Europa, onde competiu em dois eventos do Circuito Mundial WQS na França e na Espanha, está em São Paulo cumprindo agenda dos patrocinadores e se mostrou surpreso e ao mesmo tempo feliz quando soube da possibilidade do evento ser realizado neste sábado.

“Eu fui pego de surpresa mesmo”, disse Matheus Navarro. “Cheguei ontem (quarta-feira) da Europa e estava aqui em São Paulo com uma agenda lotadíssima, mas fiquei amarradão quando li a notícia de que o evento poderia rolar este mês. Eu estou competindo no Circuito Mundial do WQS e a partir de outubro estarei viajando direto, então não sei se estarei aqui para competir em outra data. Mas quero muito participar, pois é um campeonato mais do que especial, realizado na minha casa e com certeza o mais irado que já tivemos por lá”.

Ao contrário, a torcida para outra fera do Circuito Mundial e também local de BC, Willian Cardoso, é para que o evento não role nesta semana, pois se acontecer ele ficará de fora porque está competindo nos eventos da “perna européia” do Circuito Mundial da ASP.

“Esse é um evento que a gente esperou o ano inteiro e quero muito surfar com todos meus amigos no Parcel, uma onda que eu surfo desde criança”, disse Willian Cardoso. “Fico feliz que o evento possa acontecer, mas por outro lado fico triste de não poder estar presente para competir. Aí só me restará torcer pelos meus amigos e acompanhar as baterias pela internet. Se não puder estar lá este ano, no próximo com certeza estarei”.

Já o bicampeão mundial do WQS e atualmente um dos promotores da etapa brasileira do WCT, Teco Padaratz, que encontra-se no Rio de Janeiro cumprindo agenda profissional, promete fazer de tudo para participar se o evento acontecer neste fim de semana. “Com certeza vou dar um jeito de voltar prá casa, encontrar alguma forma de estar em BC, apesar da tremenda saia justa que eu iria ter que enfrentar com meus compromissos aqui no Rio de Janeiro. Vou ter que contornar esta situação, pois é de suma importância pessoal prá mim competir neste evento em Balneário Camboriú e é muito importante que todos estejam presentes pra que a festa realmente faça sentido e que a gente possa servir de exemplo para todas as demais entidades que fazem seus eventos e que engrandecem o surfe catarinense através de suas praias. Como eu sou local de Balneário Camboriú, faço questão de participar deste campeonato histórico, que tem um feeling muito especial de encontrar e reunir todas as gerações do surfe da cidade em um único evento, com um formato fantástico que consegue englobar todo mundo na mesma festa e a verdade é que queremos todos surfar esta lendária onda que marcou a todos nós que somos da cidade. É com muita honra que sou um dos convidados e quero fazer jus a este convite”.

JULGAMENTO INÉDITO

O evento do Parcel também será inédito no quesito julgamento. Como a onda quebra a quase dois quilômetros da costa, os juízes não poderão julgar a olho nu devido à distância e também não poderão julgar nos barcos devido ao balanço das ondas. A solução encontrada foi julgar através de um telão, pelas imagens geradas por seis câmeras estrategicamente posicionadas em um apartamento na costa em frente ao point (três câmeras), além de uma câmera na Prainha do Meio, uma câmera na Ilha das Cabras e uma última em um jet-ski que filmará toda a ação praticamente dentro da onda. Todas as imagens serão analisadas pelos juízes e depois é divulgado o resultado de cada bateria.

Segundo o diretor técnico da Associação de Surf de Balneário Camboriú (ASBC), Marcos Pastro, que será um dos head judges (chefe dos juízes) do evento: “Este não é o melhor formato de julgamento devido à distância e de outras variáveis, mas como não poderemos estar em um barco ou mais próximos da onda, estamos confiantes na utilização deste sistema, que inclusive já foi testado com sucesso no evento teste que foi realizado no último dia 16 de agosto. O que ajuda também é que o staff é extremamente capacitado e muito experiente, então estou tranquilo e seguro de que faremos um grande trabalho. Fico muito feliz em saber que a ASBC e o surfe de Balneário Camboriú estão sendo pioneiros neste formato de julgamento”.