12 de agosto de 2013

Altas ondas e show de Surfe no catarinense em Laguna


 

A bela e história cidade de Laguna recebeu neste fim de semana a elite do surfe amador catarinense em mais uma grande disputa pelo título da temporada, na quarta etapa do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2013, que aconteceu na Praia do Mar Grosso, e não decepcionou a galera, bombando altas ondas durante toda competição, que teve a participação de 131 atletas de todo o estado.

No sábado as ondas ficaram na faixa de um metro com séries maiores e boa formação, e nem o frio e a chuva atrapalharam o desempenho da molecada que estava eletrizante com as boas condições do mar.   No domingão frio do Dia dos Pais, o sol voltou a brilhar no sul do estado, e as ondas melhoram ainda mais em relação ao dia anterior, elevando o nível da competição e proporcionando um verdadeiro show de surfe dessa nova geração do surfe catarinense.

O grande campeão desta quarta etapa foi o surfista imbitubense Fábio Carvalho que conquistou a vitoria nas categorias Open e Máster, mostrando porque é considerado um dos melhores surfistas catarinenses.

Na categoria Open, Fabinho venceu somando 13,55 pontos contra 11,50 pontos do segundo colocado Carlos Henrique Guimarães, outro imbitubense que vem buscando seu espaço no cenário do surfe catarinense, e pelo jeito está no caminho certo.  Completaram o pódio na categoria Open na terceira colocação o atleta Fernando Junior somando 11,10 pontos e na quarta colocação Emanuel Canaan somando 9,90 pontos.

Na categoria Máster o imbitubense fez uma apresentação ainda melhor para garantir a vitória sobre outros grandes nomes do surfe catarinense.   Fábio Carvalho somou 14,75 pontos contra 13,40 pontos de Álvaro Bacana que ficou com a segunda colocação.   Na terceira colocação ficou o surfista de Garopaba Roni Ronaldo somando 10,25 pontos, e na quarta colocação Jean Thomaz somando 8,70 pontos.

Na categoria Junior, o atleta Ian Tavares, também de Imbituba, fez uma excelente apresentação durante toda a competição, marcando inclusive o recorde da competição com uma nota Dez, no primeiro dia do evento.  Ian garantiu sua vitória somando 13,50 pontos contra 12,40 pontos de Kaique de Oliveira, de Navegantes, que terminou na segunda colocação.  Na terceira colocação ficou Gustavo Ramos com 10,75 pontos e na quarta colocação Luan Garcia com 10,45 pontos, ambos de São Francisco do Sul.

Na categoria Mirim a briga foi boa e o surfista de Balneário de Barra do Sul conseguiu a virada nos últimos minutos sobre Ian Tavares, de Imbituba, que vinha na liderança, mas acabou ficando com a segunda colocação. Giovanne Picaski ficou com a terceira colocação e Yago Ramos na quarta colocação.

Na categoria Iniciantes deu Imbituba mais uma vez no lugar mais alto do pódio com o surfista Giovanne Picaski. Já na categoria Infantil, Matheus Herdy achou as melhores ondas e foi o vencedor.   Na categoria Feminina a Argentina Lucia Cosolleto também fez bonito e conquistou a vitória, assim como, André Menezes que faturou a categoria Deficientes Auditivos.

A Fecasurf juntamente com galera do Projeto The Keep Ocean Blue da Oceano, Associação de Surf de Laguna, Grupo de Capoeira Brasil e APAE de Laguna realizaram um grande mutirão de limpeza do micro lixo, nos arredores do evento, buscando conscientizar o pessoal sobre a importância da preservação de nosso planeta. Parabéns a todos que participaram.

Os principais destaques desta etapa nas ondas do Mar Grosso, marcando os melhores resultados da competição foram os surfistas de Imbituba, Ian Tavares que fez uma excelente apresentação e recebeu uma nota dez, a maior da competição, na quarta bateria do primeiro round da categoria Junior, o pequeno Leonardo Barcelos, apesar do tamanho e da pouca idade marcou 9,75 pontos, segunda melhor nota do campeonato, na terceira bateria do primeiro round Infantil, e Giovanne Picaski que marcou o maior somatório de 17,75 pontos nas sua duas melhores ondas da primeira bateria do primeiro round da categoria Iniciantes, mostrando que o surfe imbitubense já tem novos representantes.

A próxima etapa do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2013 está marcada para os dias 21 e 22 de Setembro no Balneário de Gaivotas, extremo sul do estado.

O Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2013 é apresentado Arnette e tem o patrocínio da Oceano, Mormaii, Skull Surf Boards, Dalila Têxtil, o co-patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Fundesporte, Prefeitura Municipal de Laguna, Cia Wax, Atlântico Sul Hotel, a divulgação do Site Waves, Jornal Drop, Solto, e a realização é da Federação Catarinense de Surf e Associação de Surf de Laguna.

Resultados – Praia do Mar Grosso

OPEN

1º – Fábio Carvalho

2º – Carlos Henrique

3º – Fernando Junior

4º – Emanuel Canaan

JUNIOR

1º – Ian Tavares

2º – Kaique Oliveira

3º – Gustavo Ramos

4º – Luan Garcia

MIRIM

1º – André Heiden

2º – Ian Tavares

3º – Giovanne Picaski

4º – Yago Ramos

INICIANTES

1º – Giovanne Picaski

2º – Lucas Vicente

3º – Caio Faustino

4º – Anderson Junior

INFANTIL

1º – Matheus Herdy

2º – Lucas Vicente

3º – Leonardo Barcelos

4º – Vinicius Barcelos

FEMININO

1º – Lúcia Cosolleto

2º – Fernanda Espindola

3º – Jéssica Bianca

4º – Nayalin Pinho

MÁSTER

1º – Fábio Carvalho

2º – Alvaro Bacana

3º – Roni Ronaldo

4º – Jean Thomaz

DEFICIENTES AUDITIVOS

1º – André Menezes

2º – Rodrigo Campos

3º – Ramaroni Vieira

4º – Ronan Magnus

Líderes do Ranking Catarinense Fecasurf 2013 – Após 4 etapas

Open        – Fábio Carvalho        5458 pontos

Júnior      – Gustavo Ramos    5620 pontos

Mirim          - Gustavo Ramos    5800 pontos

Iniciantes    - Giovani Picaski        5800 pontos

Infantil      – Matheus Herdy      6000 pontos

Feminina – Marina Resende    4770 pontos

D.Auditivos – Rodrigo Campos    5400 pontos

Máster        - Álvaro Bacana      5600 pontos

Foto Basílio Ruy