16 de dezembro de 2015

Ana Moser abre uma academia nada convencional

272322_567721_256a2425

Foto: Luiz Doro //

A medalhista olímpica e José Elias Proença, preparador físico da seleção de vôlei bicampeã olímpica, criaram um novo conceito de atividade física para conquistar uma vida saudável em academia no Morumbi.

Uma hora de esteira, quarenta minutos de aeróbica, mais uma dose de musculação para chapar a barriga e quem sabe uma aula de zumba – a dança da moda – para queimar calorias. Essa é a fórmula que a maioria das academias utiliza para reforçar a ideia do culto ao corpo perfeito, sem gorduras e com a musculatura mais do que firme. Mas e quem não se encaixa neste perfil, não se pauta apenas pelo “padrão estético” e quer mais é saber de saúde?

Foi pensando em difundir o conceito de atividade física como meio de se conquistar uma vida saudável que a ex-jogadora de vôlei Ana Moser lança a Dois Andares, uma academia um tanto quanto diferente. Em vez de horas exaustivas em atividades já conhecidas, os participantes dividem o tempo entre exercícios de pilates, musculação com elásticos, bolas, bastes, colchões, caminhada e outras práticas menos convencionais, frequentando o espaço de duas a quatro vezes por semana. A intenção é facilitar tanto a iniciação, quanto o condicionamento, o aprendizado e o bem-estar dos praticantes. O espaço poderá atender até 700 pessoas.

Quem acompanha o trabalho da medalhista olímpica Ana Moser fora das quadras sabe de seu envolvimento com o setor esportivo, sempre tentando aliar o esporte à educação. É dela o projeto do Instituto Esporte & Educação, que participa da gestão de centros da comunidade em vários local do Brasil, projeto pioneiro no país, com milhares de participantes e educadores formados pela metodologia que compreende o esporte como ferramenta para o desenvolvimento do processo educativo e para criar a cultura da prática motora. A Dois Andares é mais um passo nessa direção: a academia também promove a ocupação dos espaços públicos e a criação de comunidades esportivas, trabalhando em quadras, praças, organizando ruas de lazer e ligas esportivas amadoras, além de oferecer cursos de qualificação profissional para quem já atua na área da educação física.

“Infelizmente, hoje temos muitas academias cujo preço não é acessível à maioria das pessoas. Isso incentiva o sedentarismo. Nós queremos oferecer, por um valor justo, um atendimento de qualidade para que as pessoas se animem a sair do sofá, buscando ampliar os hábitos ativos e uma melhor qualidade de vida”, explica Ana Moser. Vale lembrar que o sedentarismo é o quarto maior fator de risco de mortalidade global, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Na Dois Andares, os alunos são acompanhados de perto por professores treinados na metodologia em aulas de uma hora. “A ideia é tornar a atividade física algo prazeroso. Apresentar desafios motores adequados para cada pessoa. É lógico que a boa forma vem junto”, diz a ex-atleta. Também há pacotes para empresas, oferecendo consultoria esportiva, programas de ginástica laboral, além da criação de programas de voluntariado e torneios esportivos.

O negócio, projetado em parceria com José Elias Proença, preparador físico da seleção brasileira feminina de vôlei bicampeã olímpica, é resultado de um investimento de 800 mil reais conquistados por Ana Moser no reality show O Aprendiz, da Rede Record. O lucro da empreitada será injetado no Instituto Esporte & Educação, criado em 2001 e que já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores.