9 de julho de 2016

Ana Moser participa do revezamento da tocha olímpica

288046_619548_256a2466c

Foto: Luiz Doro //

Medalhista olímpica em Atlanta (1996), a ex-jogadora será a responsável por finalizar a passagem da tocha pelo município, na terça-feira.

Ídolo de várias gerações de apaixonados pelo vôlei e o esporte, a medalhista olímpica Ana Moser irá participar do revezamento da tocha olímpica em Blumenau (SC), sua cidade natal. A ex-jogadora e hoje presidente do Instituto Esporte & Educação (IEE) e da ONG Atletas pelo Brasil será a última a conduzir a tocha na terça-feira e será a responsável por acender a pira instalada no município. Na sequência, será realizada uma festa para comemorar a passagem da tocha olímpica por Blumenau.

“Carregar a tocha em Blumenau é uma homenagem à minha cidade e também à cultura esportiva que tive acesso quando era jovem, presente na minha família e na sociedade blumenauense. Foi ela que me proporcionou as bases para a minha carreira olímpica”, afirma a medalhista olímpica e considerada uma das maiores jogadoras de vôlei de todos os tempos.

Ana Moser chegou a ser convidada para carregar a tocha olímpica em outras cidades, como Brasília (DF) São Paulo e Sorocaba (SP), mas considerou importante ser condutora em sua cidade natal, junto a seus familiares e amigos, que ainda moram no município.

A medalhista olímpica começou a jogar vôlei aos 7 anos, em Blumenau, onde nasceu no dia 14 de agosto de 1968. Bem nova, com 16 anos, mudou-se para São Paulo, depois de ser convocada pela a Seleção Brasileira infanto-juvenil. Em 1987 passou a integrar a seleção principal e participou das Olimpíadas de Seul (1988), Barcelona (1992) e Atlanta (1996), quando conquistou a medalha de bronze para o Brasil. Tem dois títulos de Grand Prix (1994 e 1996) e o título mundial de clubes pelo Leite Moça, de Sorocaba, em 1994.

Ana se despediu das quadras com 31 anos, em 1999, e, dois anos depois, fundou o Instituto Esporte e Educação (IEE), que já atendeu com seus projetos a mais de 3,1 milhões de crianças e jovens pelo País e contribuiu para a formação de mais de 30 mil professores. Ela também preside a Atletas pela Brasil e, em 2009, se tornou a quarta brasileira a entrar para o Hall da Fama do Vôlei. Ana Moser foi a vencedora da primeira edição do programa Aprendiz Celebridades, da TV Record. No final do ano passado, criou o Centro de Formação Dois Andares, uma academia que pretende levar a atividade física a todos as camadas da população e um centro de estudos para profissionais ligados a qualidade de vida.