Argentinos aumentam disputa na 2º etapa da CIMTB Levorin

Foto: Fábio Piva //

Cinco atletas do país vizinho confirmaram presença. Uma dela é Julieta Sainz, melhor no ranking Junior da UCI.

Falta pouco para ser dada a largada da segunda etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin). O evento, que acontece em São João del-Rei, entre os dias 13 e 15 de maio e terá a presença de atletas e delegação da Argentina. Dentre os corredores do país vizinho estão Gonzalo Artal, Noelia Rodríguez, Luciano Caraccioli e Dario Gasco. Dario esteve na primeira etapa da CIMTB Levorin e ficou com o 11º lugar. Além dos atletas da SuperElite, Julieta Sainz, 17 anos, 1º lugar no ranking da União Ciclística Internacional (UCI) Junior feminina, irá deixar a disputa da UCI Junior Series mais acirrada.

Julieta diz que competirá na segunda etapa da CIMTB Levorin pela primeira vez e estará na competição em busca do 1º lugar. “Escolhi a CIMTB Levorin porque quero buscar os pontos da etapa UCI Junior Series XCO. É a primeira vez que vou competir no evento e um dos meus principais desafios será superar os obstáculos com muita rapidez e levar meu país ao lugar mais alto do pódio”, afirmou.

Por outro lado, Gonzalo participará na CIMTB Levorin pela terceira vez. “Além dos pontos para UCI, a CIMTB Levorin também tem uma boa organização e um ótimo público. A estratégia é ser o mais rápido possível na competição”, afirmou.

A companheira de equipe de Gonzalo, Noelia Rodríguez também está indo para o evento com o mesmo objetivo. Noelia estava inscrita para participar da 1º etapa da CIMTB Levorin, porém teve o voo cancelado e não conseguiu chegar na competição. “Desde 2003 viajo para a CIMTB Levorin e na verdade estou surpreendida com o grande salto que a competição deu. Para a 2º etapa, minha expectativa é poder estar no nível das grandes atletas”, afirmou.

Para Noelia, um dos grandes desafios será competir com as brasileiras. “As brasileiras estão em um grande momento e em um ótimo nível, uma delas estará nos Jogos Olímpicos e isso me orgulha. Sempre é bom seguir crescendo e sobretudo fazer um show para os espectadores. Vamos buscar a colocação mais alta para a Argentina”, afirmou.

Segundo Rogério Bernardes, organizador do evento, os atletas da argentina fazem parte da história da CIMTB Levorin. “Receber os atletas da Argentina é sempre um prazer. Há anos eles estão conosco e nos tornamos grandes amigos. Além disso, o alto nível deles sempre dá uma apimentada nas disputas em várias categorias”, disse.

A segunda etapa da CIMTB Levorin será decisiva no número de vagas e representantes do mountain bike no Rio 2016. O evento acontecerá a menos de duas semanas para o fim do Ciclo Olímpico, que fechará no dia 25 de maio.