Atletas de Curitiba recebem apoio do Brazil Run Series

Foto: Jaelson Lucas //

Campanha Pegada do Bem arrecadará tênis para jovens promessas da equipe, durante corrida deste domingo.

O sonho é chegar às Olimpíadas. Para isso, a equipe de atletismo da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (SMELJ) atua desde a iniciação esportiva até a fase de alto rendimento, com crianças de toda a cidade. O projeto ganhará o reforço da campanha Pegada do Bem, com doações de tênis para os alunos, durante a passagem do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA por Curitiba, neste domingo.

“Queremos ver alguns dos nossos atletas nas Olimpíadas, não a de 2016, já que fazemos uma preparação desde a base, mas talvez a de 2024, 2028”, projeta o professor Elmar Paulo Klock Júnior, um dos idealizadores do projeto. “Para a próxima Paralimpíada, sim, temos um atleta com boas chances de convocação.”

A equipe de atletismo da SMELJ existe desde o início de 2012, com alunos de 9 a 18 anos, a maioria da cidade industrial. A iniciação ao esporte é feita nas escolas, com aulas de miniatletismo, e aqueles que mais se destacam são encaminhados para os treinos com Júnior e outro professor na pista de atletismo da Universidade Positivo.

“Temos atletas bem colocados no ranking brasileiro, em suas faixas etárias, alguns vice-campeões brasileiros, além de conquistar boas colocações em jogos sul-americanos”, contabiliza Júnior.

A situação de vulnerabilidade social dos alunos é um dos desafios do projeto, que conta com o patrocínio da CAIXA. “Muitas vezes, falta dinheiro para o transporte até o treino ou competições, lanche, um tênis para correr… Mas acredito nessa corrente do bem que fazemos aqui. Tem um garoto, por exemplo, que treinou conosco desde os 9 anos e, hoje, cursa o primeiro ano da faculdade de educação física. E provavelmente voltará ao projeto como professor”, orgulha-se Júnior.