21 de novembro de 2015

Atletas de elite disputam final do Brazil Run Series

270020_559983_240405_457872_ldn_5662_sivaldo

Foto: Luiz Doro //

Principais nomes das corridas de rua buscam o pódio da prova paulistana neste domingo, no Estádio do Pacaembu.

Um pelotão recorde de 65 fundistas de elite disputará a última etapa do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, neste domingo, no Estádio do Pacaembu. Uma das mais tradicionais do calendário, colocada estrategicamente no final da temporada, a prova contará com os primeiros colocados do ranking brasileiro de corrida de rua. Também estão na briga atletas em preparação para os Jogos do Rio 2016. A prova terá largada às 7 horas e percursos de 5 km e 10 km.

Faltando poucas provas para o final da temporada 2015, a etapa de São Paulo do Brazil Run Series/Circuito CAIXA tem papel fundamental. Para Conceição Oliveira, será a chance de alargar ainda mais a vantagem de 42 pontos na liderança do ranking brasileiro. Já a Luasa Sports trará de Taubaté um grupo de 17 fundistas, entre eles os vice-líderes Sivaldo Viana e Maria Regina Seguins.

“Com a ausência do Wellington em São Paulo, o Sivaldo tem uma boa brecha para se aproximar da liderança. Será importante ter um bom desempenho neste domingo. Ele deve ir bem na Maratona da Bahia, em dezembro, prova que dificilmente o Wellington disputará. E ainda temos a Volta da Pampulha e a São Silvestre”, contabiliza Luiz Antônio dos Santos, técnico da equipe. A distância entre os dois na classificação é de 34 pontos. Após a etapa de São Paulo do Circuito CAIXA, outras quatro provas ainda colocarão em jogo 133 pontos.

No grupo da Luasa Sports ainda estão atletas em transição da categoria juvenil para a categoria sub-23. “É importante colocá-los em disputas fortes como a do Circuito CAIXA para eles já se acostumarem com a nova fase. E essa prova tem uma visibilidade muito boa para mostrarmos mais o trabalho da Luasa com a formação de atletas na base”, destaca Luiz Antônio.

Pinheiros em ritmo olímpico

Tradicional clube paulistano, o Pinheiros terá sete atletas na disputa deste domingo, todos em fase de preparação para a temporada 2016, visando aos índices olímpicos para os Jogos do Rio. Entre eles, nomes como Sirlene Pinho, bronze no Pan de 2007 e campeã da Maratona do Rio em 2010, e Gladson Barbosa, atual líder do ranking brasileiro dos 3.000 m com obstáculos.

“Nesta reta final, sempre usamos algumas provas de rua como preparação para a próxima temporada. E a etapa de São Paulo do Circuito CAIXA é muito bem encaixada no calendário, além de ter um nível técnico muito alto, por reunir fundistas que estão brigando pela ponta do ranking”, observa Cláudio Castilho, técnico da equipe. Além de Sirlene, são destaques do time feminino Andréia Aparecida Hessel e Valdilene dos Santos Silva, que devem disputar o Mundial de Meia Maratona em 2016.

Correndo por fora

Sem o apoio de um grande clube, Vagner da Silva Noronha chega à disputa no Estádio do Pacaembu para surpreender os favoritos. O fundista chamou a atenção da mídia nacional após conquistar o vice-campeão da Maratona Internacional de São Paulo deste ano.

Outros sotaques

A carioca Pé de Vento aposta em Joziane Cardoso para conquistar o título do Brazil Run Series/Circuito CAIXA em São Paulo. Sexta colocada do ranking brasileiro de corrida de rua, tem o menor tempo do ano nos 10 km, com 33min26. Já o Cruzeiro, de Minas Gerais, quer o pódio masculino, com Valdir Oliveira, campeão brasileiro em 2010 e melhor brasileiro na última edição da prova, com o terceiro lugar geral.