27 de abril de 2015

Atletas do fisiculturismo disputam títulos

250772_493826_bb

Foto: Divulgação //

Premiação será entregue pelo ator e ex-fisiculturista Arnold Schwarzenegger.

Uma seleção de 18 dos mais perfeitos e esculpidos corpos do mundo vai subir ao palco do Riocentro no próximo mês para disputar os títulos de campeões profissionais do bodybuilding, entregues em mãos por ninguém menos do que Arnold Schwarzenegger. A competição mais badalada do evento multiesportivo Arnold Classic Brasil, que acontece de 29 a 31 de maio no Rio de Janeiro vai reunir alguns dos atletas mais conhecidos no cenário do fisiculturismo internacional.

Em sua terceira edição, o Bodybuilding Pro deste ano acontece no dia 30 de maio, no Pavilhão 3 do Riocentro e tem ingresso vendido à parte. Ao todo, 10 atletas se enfrentam na categoria masculina e oito mulheres na categoria feminina – Fitness Pro, disputando a melhor simetria corporal e melhores rotinas individuais. Entre eles, nomes de peso como Big Ramy, Victor Martinez, Jose Luiz Rodriguez, Cedric Mc Millan, Bethany Wagner Cisternino e Regiane da Silva.

A competição é dividida em duas partes. A primeira, chamada de pré-judging com início a partir das 17h30, avalia os atletas pela forma física, com pontuação que representa 70% da avaliação total. Em seguida, na final, às 19h, os atletas apresentam suas rotinas individualmente, proporcionando um espetáculo para os aficionados pelo esporte.

Competindo pela primeira vez no Brasil, o egípcio Mamdouh Elssbiay, conhecido mundialmente como Big Ramy promete ser uma das sensações do show. Considerado a nova promessa do bodybuilding mundial, Big Ramy conquistou o 7o lugar no Mr. Olympia em 2014 e venceu o New York Pro por dois anos consecutivos, 2013 e 2014. Ramy, treinado pelo ex-fisiculturista Dennis James, é reconhecido pela capacidade genética e por ter se tornado atleta profissional em apenas dois anos de preparação.

O dominicano Victor Martinez, outro nome importante do esporte, que já se sagrou campeão do Arnold Classic Columbus em 2007 e 2011 e ficou em 8° lugar no Mr. Olympia 2014, também é presença confirmada. O campeão overall do Arnold Classic Brasil 2014, o colombiano Jose Luis Rodriguez, retorna para tentar repetir o feito, desta vez no profissional.

Outros atletas que prometem dar trabalho são o americano Brandon Curry, que retorna ao Rio de Janeiro, em busca de seu segundo título; Juan Diesel Morel, que vem brigar este ano pelo título, tendo ficado em 2o. lugar em 2014 – Diesel, fez sua estreia profissional no NY Pro em 2012, terminando em quarto; Cedric Mc Millan, também americano, que ficou na quarta posição no Arnold Classic 2013; o sul-africano Marius Dohne e o francês Lionel Beyeke, que marcaram presença em 2014; e os americanos Fred Smalls, 5o lugar em 2013 e 2014 e Toney Freeman , 2o. lugar 2013 e 5o. lugar em 2014.

Na categoria Fitness Pro, a americana Bethany Wagner Cisternino volta para defender o título. A atual campeã do Arnold Classic Brasil e 4º lugar no Arnold Classic Ohio 2015, profissional desde 2007, vai disputar com a canadense Ryall Graber, vencedora do título no Brasil em 2013. A veterana Regiane da Silva, que compete pela Alemanha, mas é cidadã brasileira, também entra na disputa. Regiane foi 2° lugar do Fitness Pro Brasil em 2013 e 2014.