20 de maio de 2015

Atletas Specialized destacam-se na CIMTB Levorin

253094_501812_img_6315_11

Foto: Álvaro Laborazoli //

Na Super Elite, Raiza Goulão e Rubinho Valeriano foram vice-campeões; colombianos também patrocinados pela marca fazem dobradinha na júnior, que teve Érick Bruske em quarto e Larissa Brasa na Terceira posição.

Os atletas da Specialized se destacaram na disputa da segunda etapa da Copa InternacionalLevorin de Mountain Bike, realizada em São João del-Rei (MG) no último fim de semana. A goiana Raiza Goulão e o mineiro Rubens Valeriano (ambos da equipe AOO Specialized) foram vice-campeões e os melhores brasileiros na prova de Cross Country (XCO). O resultado garantiu a ambos 40 pontos nos rankings olímpico e mundial.

Raiza ditou o ritmo da prova pelo menos até a metade do circuito de cinco voltas, quando liderou a prova acompanhada de perto por Isabella Lacerda. Um erro da argentina Agustina Apaza, vencedora da prova, ao ultrapassar Raiza em trecho de subida íngreme, impediu que a goiana encostasse na primeira colocação e brigasse pelo título. Com o resultado, além de ajudar o Brasil no ranking olímpico, Raiza pode ganhar até duas posições no ranking da UCI, subindo do 29º para o 27º lugar e mantendo-se como a número um do País na modalidade.

“Minha Specialized S-Works Era permitiu que eu largasse muito forte, impondo o ritmo que trabalhei durante os treinamentos. Acabei sentindo um pouco de desgaste na passagem da terceira para a quarta volta. Vi que Agustina estava chegando e tentei aumentar o ritmo, mas não foi possível”, avaliou Raiza.

A bike também foi fundamental para que Rubinho Valeriano se recuperasse na prova e conquistasse o vice-campeonato. O mineiro teve dificuldades na largada e acabou entrando no trecho de trilhas da primeira volta em décimo lugar, mas se recuperou com a ajuda da Specialized S-Works Epic World Cup. O resultado pode colocar Rubinho na 48ª posição do ranking mundial.

“A bike foi preponderante nas partes técnicas, porque permitia que eu soltasse o freio nas descidas, ‘corrigindo’ todos ostrechos esburacados. Quero agradecer à minha equipe por toda a estrutura montada aqui em São João del-Rei, que nos deu os melhores equipamentos e permitiu que descansássemos bem”, disse Rubinho.

Tanto Rubinho quanto Raiza agora partem para a Europa, onde disputarão duas etapas da Copa do Mundo, na República Theca e na Alemanha, nos próximos fins de semana.

Domínio da Specialized na Júnior

Os atletas patrocinados pela Specialized também dominaram a categoria júnior da CIMTB Levorin em São João del-Rei. Os colombianos Egan Bernal e Wilson PenaMolano (ambos da Specialized Tugo) foram campeão e vice, respectivamente, esomaram, juntos, 100 pontos no ranking da UCI, já que a prova foi válida pela UCI Junior Series. O catarinense Érick Bruske (AOO Specialized) finalizou acompetição em quarto, somando 25 pontos no ranking, o que pode deixá-lo no top 15 mundial.

“Foi um bom resultado, cheguei a disputar o terceiro lugar e, em alguns momentos, fiquei bem perto do segundo. Este anopretendo competir em outras duas etapas da Junior Series, em Argentina e Costa Rica, para conseguir terminar o ano no top 20 do ranking”, explicou Erick.

Na júnior feminina, também válida pela UCI Junior Series, Larissa Brasa, da Specialized Hoffmann XCO, ficou em terceiro, somando 30 pontos no ranking mundial, o que pode colocá-la entre as 25 melhores do mundo. Já Ellen Andruczewicz (AOO Specialized) terminou em sexton e somou 18 pontos e poderá ficar entre as 35 primeiras no ranking.

José Gabriel, da AOO Specialized, que havia sido o destaque na classificatória para o Eliminator do sábado, com o melhor tempo, ficou em sexto lugar na Sub-23. Nesta categoria o atleta da Hoffmann, Naydson Cortes, ficou em nono lugar.