Brasil conquista ouro olímpico em Nanquim

Orlandinho, Peniza e Marcelo depois da conquista do ouro. Crédito: Arquivo Pessoal – Divulgação   //

 

ZORMANN, DO IGT, E ORLANDINHO CONQUISTAM O OURO OLÍMPICO NAS DUPLAS.

Brasileiros vencem os russos Rublev e Khachanov na final dos Jogos em Nanquim.

O paulista Marcelo Zormann, atleta do Instituto Gaúcho de Tênis (IGT), e o gaúcho Orlando Luz, comemoraram mais um título inédito para o esporte brasileiro. Na manhã deste domingo, dia 24, Marcelo e Orlandinho conquistaram a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, na China. Na partida final da competição de duplas masculinas no tênis, eles venceram os russos Andrey Rublev e Karen Khachanov por 7/5, 3/6 e 10-3. Em julho, a parceria brasileira sagrou-se campeã do torneio juvenil de Wimbledon. “Estamos muito felizes e emocionados. O ouro olímpico é a nossa maior conquista”, assegurou Marcelo, logo depois de deixar o pódio.

Marcelo Zormann e Orlando Luz, a dupla cabeça de chave número 2 do torneio olímpico, souberam superar um momento muito difícil na partida, quando perdiam por 5/2 no primeiro set. “Eles [os russos] começaram um pouco melhor do que nós”, observou Marcelo. “Mas, aos poucos, nós encaixamos o nosso jogo, conseguimos quebrar o saque deles e vencer o primeiro set”, completou o paulista de 18 anos. O gaúcho Orlando Luz, que conquistou a medalha de prata na chave de simples, tem 16 anos.

Para chegar ao ouro olímpico nos Jogos da Juventude, Marcelo Zormann e Orlando Luz ganharam dos australianos Harry Bourchier e Marc Polmans por 6/4, 1/6 e 10-7, na primeira rodada; eliminaram os peruanos Nicolas Alvarez e Juan Jose Rosas por 6/4 e 7/6 (5), nas quartas de final; derrotaram os japoneses Ryotaro Matsumura e Jumpei Yamasaki por 6/1 e 6/2 nas semifinais; e venceram os russos.

Os tenistas brasileiros estão acompanhados pelo técnico Luiz Peniza, do IGT. Nesta segunda-feira, a equipe viaja para Nova York, onde disputará o torneio juvenil do Aberto dos Estados Unidos, o quarto Grand Slam da temporada, a partir de 31 de agosto. “Vou aproveitar a semana para treinar bem e dar o meu melhor no US Open”, assegurou Marcelo Zormann.

O IGT tem patrocínio da Gerdau e apoio da GetNet Tecnologia e da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte. A Asics é a marca oficial do fardamento utilizado pelo Instituto Gaúcho de Tênis.