23 de setembro de 2015

Brasil está na final da Copa das Nações

264653_543051__mg_8137

Foto: Luis Ruas //

A grande final do circuito começa nesta quinta na mesma pista dos Jogos Olímpicos de 1992.

O Brasil chega a mais uma final da Copa das Nações (Furusiyya FEI Nations Cup™ Jumping Final 2015), uma das mais importantes competições do mundo hípico. Depois das recentes conquistas: ouro em Spruce Meadows, no Canadá e em Arezzo, na Itália, a equipe brasileira se junta mais uma vez aos principais cavaleiros e amazonas do mundo para a final da Copa das Nações, a 106ª edição da competição.

O torneio que dará como premiação 1,5 milhões de euros, começa nesta quinta (24/09) no Polo Real Club, palco também dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. O Brasil disputa com os conjuntos: Rodrigo Pessoa / Status, Doda Miranda / AD Living The Dream, Marlon Zanotelli / Rock’n Roll Semilly e Pedro Veniss / Quabri de L Isle com o francês Jean Maurice como técnico da equipe.

A equipe brasileira esteve nas últimas duas finais, 2014 e 2013. No ano passado ficou em oitavo e em 2013 garantiu a prata. A Holanda volta à Barcelona para defender o título. Além dela, a Alemanha, que venceu o Campeonato Europeu (FEI European Championships 2015), em Achen, no último mês, também é uma das favoritas. Austrália, Bélgica, Egito, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Irlanda, Itália, México, Polônia, República Tcheca, Qatar, Suécia, Suíça e Venezuela são os países participantes da final. A primeira passagem acontece na quinta-feira e os oito melhores classificam-se para a segunda volta e grande final no sábado. Novamente a pista será desenhada pelo espanhol Santiago Varela.

“O nível desta final está muito alto. São 19 equipes muito boas e apenas oito passam para a segunda volta. Então temos que ter um ótimo resultado na primeira. Estamos com boas expectativas, vamos tentar seguir o caminho que tomamos nas últimas competições, em Arezzo e Calgary (Spruce Meadows)”, comenta o campeão olímpico Rodrigo Pessoa.

A participação do Brasil na etapa final da Copa das Nações faz parte da estratégia de preparação da equipe brasileira para os Jogos Olímpicos do Rio-2016 numa parceria entre a Confederação Brasileira de Hipismo, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Ministério do Esporte.