9 de novembro de 2013

Brasileiro de Hobie Cat


Marcos Ferrari e Caroline Sylvestre competem com outras 40 duplas entre as melhores do País, em Ilhabela, litoral paulista

A dupla da BMW Motorrad estreia nesta segunda-feira (11) no Campeonato Brasileiro de Hobie Cat, principal objetivo da temporada para Marcos Ferrari e Caroline Sylvestre. O torneio deve reunir 40 tripulações de todo o País na Praia da Armação, em Ilhabela, litoral paulista. Outros nomes fortes da classe, como os dois últimos campeões, Cláudio Cardoso, em 2011, e Bernardo Arndt e sua filha Marina, em 2012, estão confirmados.

A programação do Brasileiro prevê dez regatas, duas por dia, com largada às 13 horas. Os dois piores resultados serão descartados. “Estamos muito animados e confiantes para essa competição, porque mantivemos um bom ritmo ao longo do ano, competindo praticamente uma vez por mês”, aponta Marcos Ferrari.

Ele e Caroline Sylvestre chegam a Ilhabela trazendo na bagagem uma série de conquistas: medalha de prata no Campeonato Sul-Brasileiro de Hobie Cat (março), ouro no Campeonato Português e na Semana Internacional de Monotipos de Ilhabela (julho), prata no Campeonato de Hobie Cat da Oceania e ouro no Fiji Challenge (agosto). No final de outubro, ainda ficaram com o quarto lugar no Campeonato Norte-Americano da classe, no Texas, enfrentando as melhores duplas dos Estados Unidos, Canadá, México, Guatemala e Porto Rico.

“Foi o campeonato mais desgastante e emocionalmente do qual já participamos. Serviu para conhecermos um pouco mais da técnica do porto-riquenho Henrique Figueroa, atual campeão pan-americano”, pondera Ferrari. A dupla da BMW Motorrad enfrentou disputas acirradas dentro e fora d’água, com uma sequência de protestos por parte de alguns velejadores norte-americanos. O campeonato no Texas também foi marcado por variações bruscas nas condições climáticas, com alternância entre dias de ventos fortes com temperaturas baixas e dias de ventos fracos com calor típico do verão brasileiro.

Em Ilhabela, as condições climáticas também devem favorecer Marcos Ferrari e Caroline Sylvestre que, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, têm o patrocínio da BMW Motorrad e o apoio da Garmin, Oakley, Santa Constância, Companhia Atlética e YCSA. “A previsão é de ventos fortes, nossa especialidade. Além disso, já competimos nessa mesma raia, na Semana Internacional de Monotipos”, destaca Marcos Ferrari.