Brasileiros competem na etapa final da Copa do Mundo

Foto: Jesus Renedo //

Robert Scheidt, na Laser, e Ricardo Winicki e Patricia Freitas, na RS:X, disputam a competição que reúne os 20 primeiros colocados no ranking mundial em cada classe.

Três velejadores brasileiros disputam desde ontem a etapa final da Copa do Mundo da Federação Internacional de Vela (ISAF). A competição em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, reúne os 20 primeiros colocados no ranking mundial em cada classe. Estão presentes Robert Scheidt, na Laser, Ricardo Winicki, o Bimba, na RS:X masculina, e Patricia Freitas, na RS:X feminina.

“Decidi competir aqui porque há poucas competições entre outubro e novembro e é interessante aproveitar essa oportunidade de velejar contra os melhores do mundo. O evento terá alto nível técnico, com os principais nomes da Laser. Como os ventos têm sido muito fracos, as regatas devem ser bem apertadas e táticas”, afirmou Scheidt, atual 12º colocado no ranking mundial e dono de cinco medalhas olímpicas, entre elas dois ouros.

Bimba e Patricia disputam a etapa final da Copa do Mundo depois de competirem no Mundial de RS:X, na última semana, em Al Mussanah, em Omã. Ele, que é o atual líder do ranking mundial da ISAF, ficou em 31º. Já a velejadora ocupa a 11ª posição na lista e terminou a competição em Omã na 19ª colocação.

A etapa final da Copa do Mundo será uma competição mais curta, com apenas três dias de classificação e o quarto e último dia com a regata da medalha. A Laser terá sete regatas no total, enquanto a RS:X contará com dez.