Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA

Foto: Luiz Doro/adorofoto

VALDIR OLIVEIRA BUSCA BICAMPEONATO DO BRAZIL RUN SERIES/CIRCUITO DE CORRIDAS CAIXA EM PORTO ALEGRE.

Um mineiro pode ser o personagem do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA em Porto Alegre, neste domingo (31). A prova terá largada às 9 horas, no Anfiteatro Pôr do Sol, com percursos de 5 km e 10 km. Vice-líder do ranking brasileiro de corrida de rua, Valdir Oliveira coleciona conquistas na capital gaúcha. O fundista já venceu a etapa em 2010 e foi o vice-campeão em 2012. Nesta temporada, Valdir também foi o vice-campeão da Maratona de Porto Alegre, em maio, e venceu a meia maratona realizada na cidade em julho.

“Se eu continuar assim, terminando em primeiro ou segundo lugar, está muito bom”, comenta Valdir, com bom-humor. A tranquilidade prevaleceu nas últimas semanas, em Inhaúma, cidade do interior de Minas Gerais onde o fundista mora e treinou nas últimas semanas. “Não vou fazer loucura, como alguns atletas fazem. O Sivaldo (Santos Viana, líder do ranking com 347 pontos) disputou duas maratonas em sequência. Mas eu não tenho musculatura para isso, posso ficar muito desgastado no ano que vem”

A cautela de Valdir é plenamente justificável. “Em 2015 quero priorizar a busca do índice para os Jogos Olímpicos do Rio, mas ainda faltam muitas provas até o final da temporada. Vou disputar a Maratona de São Paulo, em outubro, e outras corridas importantes. Meu objetivo continua sendo a liderança do ranking brasileiro”, define o corredor mineiro.

Uma das provas mais rápidas do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, por ter um percurso completamente plano, a etapa de Porto Alegre costuma render bons tempos para os competidores. Mas Valdir, vice-líder do ranking com 281 pontos, não aposta em recordes. “A corrida é realizada em agosto, numa fase da temporada em que os atletas já estão cansados. Não dá para puxar muito o ritmo, visando recorde. Eu vou acompanhar o bloco principal da elite e deixar a arrancada mais para o final, como costumo fazer”, explica o fundista.

O pelotão de elite do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA ainda terá, em Porto Alegre, o líder do ranking Sivaldo Viana, William Salgado Gomes, quarto colocado com 163 pontos, Justino Pedro da Silva, nono colocado com 111 pontos, Francisco Ivan da Silva Filho, o décimo, com 110 pontos, e Jurandyr Couto Júnior, o 11º, com 109 pontos. Representando o pelotão africano, estarão o queniano Edwin Kiprop Kibet e o tanzaniano Saidi Juma Makula.