15 de maio de 2015

Caio Collet no Campeonato Europeu de Kart

252666_500303_ksp2411154_1

Foto: KSP – KARTCOM //

Jovem revelação do kartismo nacional conquista importante resultado em Portugal e garante pontos na classificação do campeonato CIK FIA European Championship.

No último fim de semana, o jovem piloto brasileiro Caio Collet surpreendeu durante as disputas do CIK FIA European Championship, e garantiu o segundo lugar na corrida final da categoria KF Junior, que aconteceu em Portimão (Por). Esta foi a primeira participação dele em uma competição europeia. Antes, Collet apenas tinha feito alguns testes. Na final, Collet ficou atrás apenas do belga Kenny Roosens. O sueco Christian Lundgaard completou o pódio, com o terceiro lugar.

Depois de 17 voltas de disputa da final, com 34 karts classificados para a prova, dos 64 inscritos, Collet cruzou em segundo, a apenas 0.222 de Kenny Roosens. Vale lembrar que cada etapa da competição é disputada em quatro baterias pré-classificatórias, e duas baterias na última fase, chamadas de pré-final e final. Depois da primeira etapa, o paulista ocupa o terceiro lugar na tabela de classificação, com 20 pontos, de acordo com os critérios de pontuação do campeonato.

A competição terá sua sequência com a realização de mais duas etapas. O próximo desafio é a prova da Inglaterra, de 18 a 21 de junho, no PF International Kart Circuit, em Grantahm. E, depois, nos dias 24, 25 e 26 de julho, no circuito de Asum Ring, em Kristianstad, na Suécia.

“Foram baterias bem disputadas e equilibradas. Na pré-final, eu larguei em 16º fiz uma boa corrida de recuperação e completei em décimo. Na final eu larguei em décimo e vim buscando posições. Tinha um bom ritmo, e um bom equipamento e sabia que dava para ir adiante, assim consegui chegar em segundo. Deu para sentir um pouco o nível dos competidores lá fora, que é muito forte e é mais competitivo do que aqui no Brasil, mesmo tendo muita gente boa por aqui. A pista também é diferente do que eu estou acostumado. Fico feliz com esse resultado e espero manter esse ritmo nas próximas etapas”, disse o jovem paulista que defende as cores da equipe Kosmic Racing Dept.

Aos 13 anos, este novo talento do kartismo nacional já soma quatro títulos brasileiros e seis campeonatos paulistas. Collet tem se destacado em diversas competições e agora começa a pensar em voos mais altos para sua promissora carreira, que começou em 2009, quando ele tinha apenas seis anos de idade.

Collet tem como manager, o empresário Gastão Fráguas Filho, ex-piloto campeão mundial de kart em 1995, com passagens por diversas categorias. Gastão atua a mais de uma década com o gerenciamento de carreiras de pilotos, entre outras atividades da gestão esportiva.

“Esse resultado é muito importante no universo do kart. O Caio Collet é bem jovem, mas com certeza é um expoente do kartismo nacional. E comprovou seu talento logo na primeira corrida dele no campeonato europeu de kart. Fico feliz por poder ajudar na carreira dele. Acredito que ele tem uma grande jornada pela frente e tem tudo para obter muitas outras conquistas”, declarou Fráguas Filho.