23 de maio de 2015

CAIXA Wine Run apoia Ciclovia Vale dos Vinhedos

253468_503024_edit_unknown_27

Foto: Carlos Grillo //

Meia maratona brasileira do vinho, que será realizada neste sábado na Serra Gaúcha, incentiva projeto encampado pela Aprovale.

Além de desafiar os atletas com 21 km por um percurso de tirar o fôlego no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, a CAIXA Wine Run também quer levar mais ciclistas para descobrir as paisagens deslumbrantes da região. A meia maratona brasileira do vinho, que será realizada no local neste sábado, apoia o pleito da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, a Aprovale, para a criação da Ciclovia Vale dos Vinhedos.

Desejo antigo dos ciclistas da Serra Gaúcha, que buscam maior segurança e conforto, a Ciclovia Vale dos Vinhedos também pode ajudar a impulsionar o turismo da região, uma das mais famosas no Brasil pela concentração de grandes vinícolas. “O projeto está nas mãos da DAER, o órgão que controla todas as estradas do Rio Grande do Sul, e está muito perto de se concretizar. Só precisamos de mais um empurrãozinho”, explica Márcio Brandelli, presidente da Aprovale. “A visibilidade da CAIXA Wine Run, que atrai muita mídia, pode nos ajudar muito. É um evento de grande porte, ligado tanto à cultura do vinho como ao bem-estar, a busca pela saúde, o que vai de encontro à ideia da ciclovia”.

O projeto original tem uma extensão de 8,25 km na RS-444, com início no entroncamento com a RSC-470, na entrada do Vale dos Vinhedos, e seguindo em direção a Monte Belo do Sul. Ela foi planejada para ocupar o lado direito da rodovia (sentido Bento -Monte Belo) e ficaria separada da estrada por um canteiro de meio metro de largura. O projeto prevê um espaço de 2,5m para a pista, sentido bidirecional e um passeio lateral de 1,5m, com blocos de concreto como pavimentação.

Aposta no vinho

O apoio das grandes vinícolas da Serra Gaúcha na CAIXA Wine Run, desde a sua primeira edição, em 2012, foi fundamental para consolidar o formato inovador do evento no Brasil, unindo esporte e enoturismo, e dar visibilidade ao Vale dos Vinhedos como principal região produtora do País. Produto dessa parceria, uma ampla gama de atrações, de palestras temáticas a jantares especiais, será oferecida aos atletas participantes da meia-maratona brasileira do vinho, a partir desta sexta-feira, dia 22, reforçando conceitos de bem-estar e saúde ligados à cultura da bebida.

Durante a quarta edição da CAIXA Wine Run, os atletas-turistas terão direito a brindes com os vinhos e espumantes premiados da Miolo, Casa Valduga, Domno, Aurora, Vinícola Garibaldi e Pizzato. Os atletas degustarão os vinhos da Serra Gaúcha que recebem de presente nos kits de participação e também durante a esperada e famosa festa do espumante na chegada da prova.