3 de outubro de 2015

Campeã olímpica e mundial é atração no Aquece Rio

mariana

Foto: Dean Mouhtaropoulos //

Mariana Pajon é o maior destaque no evento-teste deste final de semana na pista olímpica de Deodoro, ao lado de Renato Rezende e Carlos Oquendo.

Os principais nomes do BMX mundial estarão neste fim de semana no Rio de Janeiro, hoje e amanhã será realizado o evento-teste da modalidade para a Olimpíada do ano que vem. Entre as mulheres, a favorita e maior atração é a colombiana Mariana Pajón (GW Shimano), atual campeã olímpica – medalha de ouro em Londres 2012 -, campeã mundial de 2015 e líder do ranking da União Ciclística Internacional (UCI).

Pajón desembarcou no Rio de Janeiro na última quinta-feira em um dos melhores momentos da carreira para conhecer a pista recém-inaugurada em Deodoro, localizada dentro do Parque Radical do Rio. Na semana passada, a ciclista conquistou a Copa do Mundo de BMX Supercross, vencendo a última etapa em uma chegada roda a roda com a venezuelana Stefany Hernandez.

Na chave masculina, outros dois atletas patrocinados pela Shimano estão entre os favoritos : o carioca Renato Rezende (GT/FOP/Shimano) , esperança de medalha para o Brasil no ciclismo da Rio 2016, e o colombiano Carlos Oquendo, companheiro de equipe de Pajón e medalhista de bronze em Londres.

O Desafio Internacional de BMX reunirá 96 atletas de 30 países e será a primeira competição oficial no Parque Radical do Rio, sede dos esportes de aventura na Olimpíada. A pista tem percursos de até 400 metros, com desafiadores obstáculos como “o salto do Pão de Açúcar”. No sábado, serão disputadas três rodadas de qualificação, e no domingo estão previstas as eliminatórias, quartas de final, semifinal e final das elites masculina e feminina.