15 de setembro de 2015

C’est la Vie e Conquista lideram o 24º Circuito Conesul

C'estlavie - ORC Int

Foto: Ricardo Pedebos //

As três primeiras regatas do 24º Circuito Conesul de Vela de Oceano foram realizadas neste fim de semana no Veleiros do Sul. A disputa esquentou entre os competidores e a esperança agora está nas regatas longas do próximo fim de semana.

O barco C’est La Vie , de Henrique Dias, do Veleiros do Sul, lidera a classe ORC Internacional, seguido pelo Delirium, de Darci Rebello Jr. do Clube dos Jangadeiros.

Henrique Dias é tetracampeão do Circuito Conesul e do Troféu Seival e quer chegar ao quinto título neste ano. Apesar de ver vencido a regata média no sábado, considerou um começo duro neste fim de semana e não gostou do desempenho do barco neste domingo.

“Nos dois dias o vento foi difícil, entrou de todo os lados ontem e hoje variou muito de intensidade. Era fácil de se dar mal. Ainda bem que conseguimos nos manter na frente, mas esperava melhor rendimento. Vamos tentar o quinto título, porém se eu vencer o Troféu Seival, o resto é brinde”, diz Henrique.

Na classe RGS o veleiro Conquista, de Marcelo Azevedo está em primeiro na classificação, em segundo Caulimaran, de Emílio Strassburger, ambos do Clube dos Jangadeiros. Marcelo era veterano do Circuito Conesul na tripulação do Kamikaze, mas neste ano foi sua estreia com barco próprio vindo de São Paulo em janeiro. E também se queixou do vento.

“Condições difíceis na regata média com buracos de vento na raia, mas conseguimos manter o terceiro lugar. Hoje repetimos a terceira classificação na primeira barlasota e vencemos a última graças a uma boa largada”, comentou Marcelo.

No sábado a regata de percurso médio foi com vento oeste/noroeste de 15 nós e alguns trechos sem vento. Neste domingo as duas regatas de barlasota realiadas na raia da Pedra Redonda foram com vento de noroeste e 12 nós de intensidade média. Os vencedores das barlasotas na ORC Internacional foram: Kamikaze XI, de Hilton Piccolo (3º na geral) e Delirium, de Darci Rebello Júnior (2º na geral). Na RGS Vento e Alma, Cláudia Mika (5º geral) e Conquista (1º geral).

O 24º Circuito Conesul continua no próximo sábado, dia 19, com a realização das regatas de longa distância: 45° Troféu Seival para as classes ORC Internacional e Bico de Proa Monocascos, cujo percurso é feito pelo rio Guaíba e Lagoa dos Patos, a 26ª Regata Farroupilha (RGS). O Troféu Seival é uma das regatas mais longas em água doce do Brasil, com 70 milhas de distância e disputada ininterruptamente desde 1970. Além das regatas longas ocorrerá o 18º Velejaço Farroupilha (barcos de cruzeiro). As largadas serão na área do Centro Cultural Usina do Gasômetro às 11 horas. O Circuito Conesul tem o apoio da Delta Yachts.