24 de abril de 2015

Chez Françoise recebe a chef Alejandra Cruells

imagem_release_405461

Foto: Divulgação //

Primeira mulher a comandar as cozinhas do Valle Nevado Ski Resort vem ao Brasil, no dia 2 de maio, para trocar experiências e apresentar um menu especial no restaurante mais charmoso de Búzios.

O restaurante do Hotel Le Relais La Borie, o Chez Françoise, na praia de Geribá, em Búzios, receberá, no, início do mês de maio, mais um expoente da culinária internacional. Trata-se da chef chilena Alejandra Cruells, primeira mulher em 25 anos de história a comandar a área gastronômica do Valle Nevado Ski Resort, no Chile.

No sábado, dia 02 de maio, Alejandra promove um intercâmbio entre a cozinha andina e os temperos brasileiros do chef residente Paulo Cezar Cordeiro, num verdadeiro festival gastronômico. Tudo isso temperado pela influência francesa, presente no Chez Françoise, um local que prima pela troca de experiências.

“É muito importante o intercâmbio entre os diferentes tipos de gastronomia, pois enriquece a troca de experiências. Em especial, no Valle Nevado recebemos todos os anos milhares de turistas brasileiros, então para mim é sempre uma grande oportunidade estar no Brasil. E esse período em Búzios certamente servirá de inspiração para as próximas opções do menu nos diversos restaurantes que temos no Valle Nevado”, observa a chef Alejandra Cruells

Essa não será a primeira vez que Alejandra vem ao Brasil. A chilena trabalhou por dois anos em um hotel na costa do Sauípe e marcou presença em inaugurações de hotéis, em Salvador.

“Na gastronomia brasileira o que mais me chama a atenção é a grande quantidade de produtos, sabores e a qualidade da comida de cada região, já que cada estado tem sua identidade cultural na gastronomia. Nesse período conheci diversos pratos e um que muito me agradou foi a moqueca de camarão à baiana. No complexo hoteleiro onde trabalhei na Bahia ainda havia outras opções de restaurante, como mediterrâneo, japonês e mexicano, mas a baiana tem um sabor a mais”, brinca Alejandra.

A troca de conhecimento é uma tradição do Chez Françoise. Há mais de cinco anos o restaurante recebe anualmente chefs renomados do mundo da gastronomia durante algumas temporadas, tais como: o Les Pantagruels, encontro que reúne, durante uma semana, grandes chefs internacionais, alguns estrelados do Guia Michelin, para elaboração de menus exclusivos para o evento; e festivais, onde o Chez Françoise recebe, ao longo do ano, mestres das mais variadas vertentes da culinária.

“Temos o costume de convidar chefs de todo o mundo para uma temporada no hotel. Acreditamos que essa troca é de extrema importância para inovar e explorar novos sabores”, Observa Paul Lindemann, proprietário do hotel Le Relais La Borie.

Sobre a vinda da chef Alejandra Cruells, Paul Lindemann ressaltou que espera que o Chez Françoise incorpore um pouco da tradição e da criatividade chilenas no preparo de frutos do mar.

“A culinária chilena é renomada por ser pioneira em sabores marcantes e criativos do mar. Por isso, sempre foi nosso desejo receber um chef chileno aqui em Búzios, para que ele pudesse trazer uma visão inovadora sobre pratos a base de frutos do mar”, finaliza Paul Lindemann.