Ciclistas da Shimano são favoritos para o Aquece Rio

Foto: Divulgação //

Os franceses Julien Absalon, número 1 do mundo no cross country, e Pauline Ferrand-Prevot, atual campeã mundial da modalidade, vão brigar pelo título da competição deste domingo.

A elite do mountain bike mundial está no Rio de Janeiro, onde neste domingo será realizado o Aquece Rio da modalidade, evento-teste para os Jogos Rio 2016. Entre os 130 atletas de 30 países estão dois franceses patrocinados pela Shimano e considerados favoritos para a disputa: Julien Absalon, número 1 no ranking da União Ciclística Internacional (UCI), e Pauline Ferrand-Prevot, atual campeã mundial de XCO.

Outros renomados ciclistas patrocinados pala marca japonesa também confirmaram presença, como a canadense Catharine Pendrel, campeã mundial de XCO no ano passado, e o espanhol Sergio Mantecón, 15º colocado no ranking mundial.

A seleção brasileira convocada para a prova, conta com a promessa paulista Luiz Cocuzzi (Lar/Scott/Shimano), 22 anos e tricampeão brasileiro sub-23 de XCO; além do experiente catarinense Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano), 35 anos e tricampeão brasileiro de XCO na elite.

“Já competimos várias vezes com os principais atletas do mundo, mas desta vez será especial porque estamos em casa, no Brasil. É apenas o evento-teste, mas sempre sinto uma motivação a mais quando estou na seleção e tenho a oportunidade de representar nosso país”, afirma Pscheidt, que busca uma vaga na Rio 2016.

A pista de cross country fica dentro do Parque Olímpico de Deodoro, também conhecido como Parque Radical. O percurso tem 4.800 metros de extensão e, segundo os responsáveis pela obra, reserva surpresas e desafios aos competidores.