30 de abril de 2015

CIMTB Levorin define calendário de 2016

251382_495904_largada_lmamadores

Foto: Bruno Fernandes //

Duas etapas da competição serão realizadas antes do Rio 2016 e podem definir representantes do Brasil nos Jogos.

Antes mesmo do término da temporada 2015 da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, a organização do evento já definiu o calendário de provas do ano que vem. O principal circuito de MTB da América Latina terá, em 2016, três etapas valendo o título do campeonato na CIMTB Levorin e na Copa LM Bike de Amadores.

Novamente a abertura acontecerá na cidade de Araxá (MG), provavelmente de 18 a 20 de março (a definição das datas de todas as etapas ainda depende da confirmação da União Ciclística Internacional), mais uma vez com SHC (categoria Hors Class). São João del-Rei (MG) recebe a segunda edição, de 13 a 15 de maio, nas modalidades XCO e XCE, e Congonhas, a cidade dos Profetas, encerrará a temporada de 28 a 30 de outubro, com a tradicional Maratona (XCM) e o Desafio da Ladeira.

“Este planejamento antecipado, já definindo o calendário de 2016, é muito importante para todos. A partir da definição das datas, atletas do mundo inteiro terão condições de planejar sua viagem ao Brasil, já que o interesse pelo nosso país será enorme em função dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Já os atletas brasileiros poderão conseguir pontos importantes sem precisar sair do Brasil. Este planejamento é feito em parceria com UCI, CBC e FMC”, diz Rogério Bernardes, organizador da principal competição de MTB da América Latina.

Como os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, serão realizados entre os dias 5 e 21 de agosto, duas das três etapas da CIMTB Levorin de Mountain Bike antecederão o principal evento esportivo do ano e poderão ser decisivas na definição do número de vagas e dos representantes brasileiros no Rio 2016.

“A Copa Internacional de Mountain Bike já ajudou muito o País nos rankings da UCI neste ano com a etapa de Araxá, que distribuiu 760 pontos aos nossos ciclistas mais bem colocados, elevando a classificação dos brasileiros. Em 2016, a CIMTB Levorin mais uma vez será primordial para os ciclistas que sonham representar o Brasil nos Jogos Olímpicos”, avalia.

Além da questão classificatória, a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike será decisiva na preparação dos atletas. “A etapa de São João del-Rei será realizada a menos de três meses da abertura dos Jogos, o que pode representar para os ciclistas a última grande oportunidade de competir com atletas de alto nível antes dos Jogos”, completa Rogério Bernardes.