21 de abril de 2015

Cinemateca Brasileira exibe filme “Desafio 600k”

250452_492633_208259_362215_geral

Foto: Bruno Maraccini //

Atleta do Shimano Sports Team percorreu de bike o trajeto entre Rio de Janeiro e São Paulo.

Imagine pedalar 600 quilômetros em menos de 24 horas. Pois foi isso que o ultraciclista Claudio Clarindo fez em 2013, ao vencer em 22 horas a distância entre o Rio de Janeiro e São Paulo, onde foi recebido com festa no estande da Shimano na Brasil Cycle Fair daquele ano. A saga do paulista está registrada no filme “Desafio 600k RIO/SP”, que será exibido gratuitamente em São Paulo nesta quarta-feira, na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino). Serão exibidos seis curta-metragens, incluindo o Desafio, a partir de 19 horas.

A iniciativa de Clarindo teve como objetivo promover a mobilidade urbana e o ciclismo de longa distância, além de divulgar sua participação na Race Across América (RAAM), que começa no dia 16 de junho, na costa oeste norte-americana. O documentário retrata as dificuldades vividas pelo atleta para completar com sucesso o desafio.

“O momento mais difícil foi a serra da Rodovia dos Tamoios, que já era um pouco temida, por eu saber que chegaria a ela já de noite e que obras aconteciam ali. O começo dessa estrada é muito íngreme, e eu já estava cansado, sentido a bike pesada. Depois que passei por esse trecho, fiquei mais tranquilo e consciente de que era possível completar o desafio dentro do tempo”, recordou Clarindo.

O cansaço e os obsáculos foram recompensados pela emoção que tomou conta de Clarindo na chegada à capital paulista, onde o ciclista foi recebido pelo presidente da Shimano no Brasil, Fabio Takayanagi.

“A saída do Rio foi maravilhosa. Cerca de 100 ciclistas me acompanharam nos primeiros quilômetros, junto com os batedores que faziam minha segurança. Não tenho nem palavras para descrever aquele momento. Em São Paulo, quando cheguei à Marginal Tietê, comecei a acelerar bem forte e fiquei muito feliz por saber que tinha conseguido”, celebrou.

Biografia

Claudio Clarindo é natural de Santos e iniciou a carreira como nadador, migrando para o triatlon em 1992. O ultraciclista tem nove participações no Ironman, duas delas de destaque: em 1998 e 1999, encerrou o evento como o melhor nadador. Pelo ciclismo de longa distância, Clarindo é bicampeão das 24 horas de Fortaleza e já completou 4 vezes a RAAM (prova em que os competidores vão pedalando do oeste ao leste dos Estados Unidos), obtendo o recorde latino-americano da competição, com o tempo de 10 dias e 15 horas. Atualmente, Clarindo é considerado um dos 10 melhores ciclistas de longa distância do mundo.