CIRCUITO BANCO DO BRASIL

Foto: Paulo Franck/CBV  //

O parceiro agora estará do outro lado da rede em São Luís (MA).


Após quatro anos juntos, Alison e Emanuel passarão a ser adversários a partir desta sexta, assim como seus agora parceiros Bruno Schmidt e Pedro Solberg.

Por Erich Onida

Nos quatro últimos anos, eles se acostumaram a jogar lado a lado. Qualquer comando de um era facilmente entendido pelo outro. A partir desta sexta-feira (17.01), porém, eles passarão a estar frente a frente, agora separados pela rede. Alison e Emanuel estreiam suas novas parcerias, respectivamente, com Bruno Schmidt e Pedro Solberg, os atuais campeões brasileiros que também se separaram. Esse será o grande atrativo da sexta etapa do Circuito Banco do Brasil Open 2013/2014, em São Luís (MA).

As duas duplas tiveram muito pouco tempo para se preparar para a estreia. Afinal, após o recesso de fim de ano, momento posterior ao anúncio oficial das novas parcerias, restou-lhes apenas menos de duas semanas para os treinos. O curioso é que Alison e Emanuel, que, juntos, conquistaram 349 vitórias e praticamente todos os títulos possíveis, ainda são os líderes da atual edição da principal competição das areias no país. Mas isso já faz parte do passado e uma outra história começará a ser contada.

“Eu e Bruno só tivemos uma semana e meia de treinos em Vila Velha (ES), e um ainda está se adaptando às melhores jogadas do outro. Sabemos das dificuldades que encontraremos no início, mas a vontade é muito grande. Estamos muito motivados. O Bruno é um atleta que dispensa comentários e, nessa primeira etapa, tentaremos aproveitar a nossa experiência”, afirmou o capixaba Alison.

Na verdade, Alison e o brasiliense Bruno já chegaram a jogar juntos no início da carreira de ambos. E o Mamute admite que o fato de terem formado dupla durante seis meses, entre 2005 e 2006, tem ajudado nessa nova fase. Conhecimento, inclusive, que rendeu frutos para o próprio Alison num passado recente. Adivinha só quem ele escolheu para ser seu parceiro nas finais que o coroaram Rei da Praia em 2011, 2012 e 2013?

“Tivemos um começo promissor juntos. E relâmpago. Tudo aconteceu muito rápido pra gente naquela época. Eu, aos 21 anos, e ele, aos 20. Lembro que jogamos juntos oito etapas do Circuito Banco do Brasil, sendo duas na edição 2005 e as outras seis na de 2006. E conseguimos bons resultados. Dali, o Bruno logo foi campeão mundial sub-21. O tempo passou e, em três finais seguidas do Rei da Praia, eu o convoquei para jogar comigo e acabei tricampeão. Temos os mesmos objetivos, o que ajuda a seguirmos em frente.”

A expectativa do confronto já na etapa de São Luís (MA)

E esse “seguir em frente” pode, invariavelmente, colocar o ex-parceiro Emanuel no seu caminho. Há aquela expectativa natural de ver as duas novas duplas se enfrentando. O que, aliás, já pode até mesmo acontecer na capital maranhense. O que será que fala mais alto num momento como esse? Como trabalhar o lado emocional e o racional? Afinal, são quatro profissionais do mais alto gabarito.

“Seria uma situação muito difícil pra mim já enfrentá-lo em São Luís. Prefiro nem pensar nisso. O Emanuel é um amigo, uma pessoa fantástica com a qual aprendi muito. Desejo a ele muita sorte nessa nova etapa da vida dele. Posso resumir em duas palavras o sentimento que tenho por ele: respeito e carinho”, declarou Alison.

Mais calejado, do alto de seus 40 anos, sendo 24 dedicados ao esporte, o multicampeão Emanuel, recordista mundial de títulos no vôlei de praia, com 150 conquistas, consegue ser mais sereno para analisar a questão levantada. Até porque já enfrentou a mesma situação muitas vezes na carreira e aprendeu muito com cada uma delas. Segundo o paranaense, será apenas mais uma etapa a ser vencida.

“Eu e Alison encerramos a parceria da melhor maneira possível e nem posso pensar nisso, de como vai ser enfrentá-lo. Eu o respeito como um jogador agora, um competidor como qualquer outro. Temos que saber conduzir isso profissionalmente, com cada um defendendo a sua bandeira. O esporte é assim, a vida segue, e precisamos saber lidar com isso”, declarou.

E a vida de Emanuel segue, agora, ao lado do carioca Pedro Solberg. Também foi pouco o tempo de preparação dos dois para a etapa de São Luís, mas que será compensada de uma outra forma: a qualidade técnica de cada um.

“Tivemos um curto espaço de tempo para produzir alguma coisa juntos. Acreditamos mais no individual de cada um. Não temos muito o que falar sobre conjunto num momento como esse. Já passei por isso outras vezes na carreira e é o nosso espírito vencedor que fala mais alto nessa hora. Vamos entrar em quadra e mostrar o que sabemos fazer de melhor”, finalizou Emanuel.

Um total de 16 duplas no masculino e 12 no feminino

Além de Emanuel/Pedro Solberg (PR/RJ) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), também estarão na disputa pelo título da sexta etapa as duplas Ricardo/Márcio (BA/CE), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Moisés/Gilmário (BA/PB), Thiago/Oscar (SC/RJ), Bernardo Lima/Ramon Gomes (CE/RJ), Álvaro Filho/Edson Filipe (PB/ES), Harley/Renatão (DF/PB), Luizão/Benjamin (AM/MS), Fernandão/Rodrigo Saunders (ES/CE), Allison/Guto (SC/RJ), Léo Vieira/Bernat (DF/RJ), Jô/Averaldo (PB/TO), Léo Gomes/Beto Pitta (RJ).

Já entre as mulheres, os 12 times na briga são Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Talita/Taiana (AL/CE), Lili/Duda (ES/SE), Maria Clara/Carol (RJ), Val/Ângela (RJ/DF), Elize Maia/Fernanda Berti (ES/RJ), Vivian/Josi (PA/SC), Fabíola/Thaís (DF/RJ), Michelle Carvalho/Amanda Maltez (RJ), Neide/Carol Horta (AL/CE) e Andrezza/Luciana (AM/CE).

Lembrando que todas as partidas realizadas na quadra central da arena terão transmissão ao vivo pelo site da CBV. O SporTV transmitirá as semifinais e finais. Além disso, usuários de iPhones, iPads e iPods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download.

CREDENCIAMENTO: Os jornalistas interessados em realizar a cobertura da etapa de São Luís (MA) deverão se cadastrar no site da Confederação Brasileira de Voleibol (clique aqui). Com o pedido aprovado, receberão por email a confirmação. E, assim que cadastrado, cada profissional já passará a ter o seu acesso próprio para efetuar outros pedidos de credenciamento no futuro. As credenciais poderão ser retiradas de sexta a sábado com o assessor Erich Onida (21 98419-4240), na sala de imprensa da arena. Vale ressaltar que não haverá retirada de credenciais no domingo, dia das finais.

ENCONTRO COM A IMPRENSA: Os atletas Emanuel, Bruno Schmidt, Maria Elisa e Duda atenderão a imprensa às 15h desta QUINTA-FEIRA (16.01), na área VIP da arena montada junto ao Shopping da Ilha.

O CIRCUITO BANCO DO BRASIL 2013/2014:

2013
1ª etapa – Recife (PE) – 30 de agosto a 1º de setembro
2ª etapa – Vitória (ES) – 20 a 22 de setembro
3ª etapa – Rio de Janeiro (RJ) – 18 a 20 de outubro
4ª etapa – Guarujá (SP) – 15 a 17 de novembro
5ª etapa – São José (SC) – 6 a 8 de dezembro

2014
6ª etapa – São Luís (MA) – 17 a 19 de janeiro
7ª etapa – Natal (RN) – 7 a 9 de fevereiro
8ª etapa – João Pessoa (PB) – 21 a 23 de fevereiro
9ª etapa – Maceió (AL) – 21 a 23 de março

SUPER PRAIA – Salvador (BA) – 9 a 13 de abril

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro.