22 de novembro de 2015

Circuito Nacional Rei e Rainha do Mar

Matteo Furlan, Betina Lorscheitter, Rachele Bruni, Catarina Ganzeli, Luiz Felipe Lebeis e Guilhermo Bertola

Foto: Divulgação //

Maior festival de esportes de praia do Brasil desembarca pela primeira vez no Nordeste; entre os atletas de elite, a italiana Rachele Bruni e o brasileiro Fernando Ponte são favoritos na principal prova da competição.

Pela primeira vez na região Nordeste do Brasil, o Circuito Nacional Rei e Rainha do Mar desembarca em Fortaleza neste domingo, e deve reunir aproximadamente 1.600 participantes no Aterro de Iracema, entre atletas amadores e profissionais. O evento, considerado o maior festival de esportes de praia do país, conta com provas de natação em águas abertas, corrida na areia, biathlon e stand up paddle. Dos nadadores de elite que participarão desta etapa, os destaques são a italiana Rachele Bruni, que é a atual campeã mundial da Maratona Aquática da FINA (Federação Internacional de Natação) e que já está classificada para os Jogos Olímpicos Rio 2016, e o brasileiro Fernando Ponte, que foi confirmado na disputa na manhã da última quinta-feira,  após o baiano Victor Colonese cancelar sua participação na prova por conta de uma infecção na garganta.

Colonese, o atual vencedor da Challenge (desafio com percurso de 4 km de natação), conquistou a segunda etapa do evento realizada em Copacabana, no Rio de Janeiro, em setembro, e a etapa de Florianópolis, que aconteceu em outubro. O substituto Fernando passa ser o favorito na briga pelo lugar mais alto do pódio no Ceará. Ele é atleta do Grêmio Náutico União e já está classificado para o Sul-Americano de 2016, onde irá representar o Brasil na prova de 10km. Entre as conquista de Ponte, que é gaúcho, está a medalha de prata conseguida na última etapa do Campeonato Brasileiro de Maratona Aquática, realizada em Salvador, terra de Colonese. Fernando Ponte é integrante da Seleção Brasileira de Águas Abertas.

Além do brasileiro e da italiana, outras feras estarão em ação no mar cearense: o argentino Guillermo Bertola, o italiano Matteo Furlan e os brasileiros Luis Rogério Arapiraca, Luiz Felipe Lebeis, Catarina Ganzeli e Betina Lorscheitter, que assim como Colonese, venceu a prova Challenge na etapa passada, realizada na capital de Santa Catarina.

“O legal desse evento é o clima descontraído e o amor pela natação, pelo mar, pelo desafio e pela superação. Eu sempre vejo isso nos olhos de cada um que participa do Rei e Rainha do Mar”, comentou a atleta gaúcha, Betina Lorscheitter.

Além da prova Challenge, o Rei e Rainha do Mar no Aterro de Iracema terá a desafiadora prova Beach Run (5km de corrida na areia), que teve suas inscrições esgotadas rapidamente, o Beach Biathlon, que une 1km de natação no mar e 2,5km de corrida na areia; a Sprint (1km de natação no mar) e a Classic (2km de natação no mar). Outra disputa que promete fortes emoções é o SUP, que terá duas provas, uma com percurso de 4km e outra com 8km.

Após a etapa de Fortaleza, o Circuito Rei e Rainha do Mar retorna ao Rio de Janeiro para o encerramento da temporada 2015. A etapa final acontece na praia de Copacabana, no dia 12 de dezembro. As inscrições para o último “Rei e Rainha” do ano já estão abertas. Em 2016, o Circuito Nacional Rei e Rainha do Mar desembarca em outros dois estados: São Paulo e Bahia. As cidades que receberão o Circuito ainda não foram divulgadas.