17 de novembro de 2013

Copa Light de Ciclismo

43A3EEF98F4C4F9

LUCIENE FERREIRA DA SILVA E MICHEL FERNANDEZ VENCEM COPA LIGHT DE CICLISMO  

Foto: Ivo Gonzales/Divulgação     

Pela primeira vez na Praia de Botafogo, competição recebeu 400 atletas na manhã deste domingo (17). Elites Masculino e Feminino tiveram disputa acirrada no sprint final.

Num domingo chuvoso, 400 ciclistas invadiram a Praia de Botafogo e deram um verdadeiro show de esporte. A sexta edição da Copa Light de Ciclismo contou com 16 categorias, com destaque para a elite masculina que teve como vencedor Michel Fernandez, da equipe São Francisco Saúde. Na elite feminina Luciene Ferreira da Silva confirmou o favoritismo e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. A competição contou ainda com as categorias Open, Infanto Juvenil, Veterano, Paradesportivo, Master, Junior, Juvenil e Sub-30.

 

Após cinco anos sendo realizada na avenida Presidente Vargas, a Copa Light de Ciclismo pela primeira vez foi realizada na Praia de Botafogo e já agradou a atletas, organização e público. Uma das provas mais queridas dos ciclistas ganhou um novo cenário que nem mesmo a chuva conseguiu atrapalhar. Sob o olhar do Cristo Redentor e com a vista para o Pão de Açucar, Luciene Ferreira da Silva não tomou conhecimento das adversárias e venceu na categoria Elite Feminina. Após cruzar a linha de chegada, Luciene aprovou o novo percurso.

 

“Aprovadíssimo! É uma satisfação imensa ter essa minha primeira vitória na Copa Light nesse percurso lindo, com uma vista linda. Só tenho a agradecer a organização, a Federação do Rio de Janeiro pelo evento maravilhoso, com um circuito plano, com a pista muito boa, eu não tenho mais o que falar a não ser agradecer”, afirmou a vencedora Luciene Ferreira da Silva. Para a organização, a competição foi um sucesso e mais um passo à frente para a expansão e consolidação do ciclismo no Brasil

“A Copa Light de Ciclismo já é uma realidade após seis anos. Essa edição foi um sucesso total, as 400 inscrições se esgotaram e nem mesmo a chuva atrapalhou a festa e a alegria dos atletas. Ficamos felizes que os eles gostaram do novo percurso. Nosso papel é sempre em prol do ciclismo.” afirma Luisa Jucá, idealizadora e organizadora da prova.

A Copa Light de Ciclismo contou com a presença de equipes de peso neste domingo. O Clube Dataro de Ciclismo, de Cascavel (PR) teve Kléber Ramos da Silva, que venceu o Tour do Rio 2012, o Desafio Tour do Rio em 2013 em Conservatória, e chegou na segunda posição na categoria Elite Masculina. A equipe Funvic, de São José dos Campos (SP), teve a vencedora da prova, Luciene Ferreira da Silva entre seus representantes. Outro destaque ficou com a equipe São Francisco Saúde, de Ribeirão Preto (SP) que teve o maior número de inscritos na elite com 9 atletas, entre eles, Antoelson Dornelles e Daniel Rogelin, experiente ciclista que disputou os Jogos Olímpicos de Atlanta em 96 e os Jogos Pan-Americanos de 99 em Winnipeg, no Canadá.

E um dos momentos marcantes desta edição da Copa Light de Ciclismo foi a salva de palmas dos atletas em homenagem póstuma ao ciclista Eduardo Euzébio, que faleceu aos 18 anos na última semana devido à um acidente entre sua bicicleta e um automóvel. Todos os atletas presentes saudaram o jovem ciclista. Além disso, a Copa Light de Ciclismo apoiou a campanha contra o câncer de mama e o câncer de próstata. As mulheres receberam uma camisa rosa enquanto os homens ganharam camisas pretas com uma fitinha azul para representar a campanha.

O resultado oficial* completo poderá ser visualizado no site: www.fecierj.org.br

Assim como em todas as edições, a Copa Light está no calendário da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) como uma das disputas mais importantes. Homologada e supervisionada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), a competição pontua para o ranking nacional entre o 1º e 23º lugares de cada categoria.

Foram distribuídos R$ 30.000,00 em premiação. Todos que completaram a prova receberam medalhas de participação, enquanto os três melhores de cada categoria receberam troféus e premiação em dinheiro, exceto as categorias Junior, Juvenil, e Infanto-Juvenil que ganharam brindes.

A Copa Light de Ciclismo 2013 é uma realização do Instituto FAÇA, supervisão técnica da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro. E patrocinada pela Light desde a primeira edição, em 2008.