16 de maio de 2015

Copacabana será palco do Open do Circuito Mundial

252688_500399_247790_482450_38273

Foto: Maurício Kaye //

Torneio acontecerá de 1 a 6 de setembro, no mesmo local onde será realizada a disputa olímpica em 2016.

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) tem o prazer em anunciar que chegou a um acordo com a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) para que o Rio de Janeiro (RJ) seja palco de uma etapa Open do Circuito Mundial 2015, a ser realizado na Praia de Copacabana, de 1 a 6 de setembro. A competição será utilizada como evento teste para os Jogos Olímpicos de 2016, também no Rio, com a arena montada no mesmo local da disputa olímpica.

Além do local, o formato de disputa do torneio também será realizado nos mesmos moldes do que ocorrerá em 2016. O torneio principal será composto por 24 duplas em cada gênero, com seis grupos de quatro times. Estarão na disputa os 14 times mais bem classificados pelo ranking de entradas da FIVB, oito times classificados através do torneio pré-classificatório (qualifying) e duas equipes convidadas. Cada país poderá ter até quatro representantes na fase de grupos, com exceção dos times convidados.

O Rio de Janeiro será o quinto evento Open no calendário 2015 do Circuito Mundial, após paradas em Fuzhou (China), Lucerna (Suíça), Praga (República Tcheca) e Istambul (Turquia). A etapa Open oferecerá 500 pontos à dupla campeã, além de um prêmio de 75 mil dólares em cada gênero. Desde a profissionalização do vôlei de praia, o Brasil, país com maior número de conquista no esporte, jamais deixou de receber uma etapa do Circuito Mundial.

Tradicional palco do vôlei de praia, Copacabana voltará a receber uma etapa do Circuito Mundial após 11 anos. A última vez foi em 2004, quando as brasileiras Ana Paula e Sandra Pires e os alemães Markus Dieckmann e Jonas Reckermann sagraram-se campeões. Em toda história, 14 etapas homologadas pela FIVB (Federação Internacional de Voleibol) foram disputadas no palco da próxima Olimpíada, sendo que o Brasil já sediou o tour mundial em 28 oportunidades.

Iniciado em 1989, o Circuito Mundial é disputado em várias etapas ao redor do mundo e a dupla campeã é a que soma o maior número de pontos ao longo de toda temporada. O Brasil conquistou o campeonato 35 vezes, 15 com duplas masculinas e 20 com times femininos, sendo o atual campeão deste naipe com Juliana e Maria Elisa (CE/PE).