Corralco Mountain & Ski Resort

Fotos: Christiano Cardoso/Estúdio Sports Mag   //  

Localizada na encosta do vulcão Lonquimay, no sul do país, tem das melhores neves da América do Sul.

 

Corralco está situada na encosta do vulcão Lonquimay, dentro da Reserva Nacional Malalcahuello-Nalcas, rodeada por um bosque intocado de araucárias milenares. Localizada a 120 quilômetros da cidade de Temuco, é uma região de rica flora e fauna que encanta pelas paisagens naturais, ótima qualidade da abundante neve “polvo” e atrações que oferece. Há nove anos, o governo chileno concedeu essa área a um grupo de investidores que já destinaram US$ 20 milhões à criação do centro de esqui.

Entre as novidades deste ano, está o novo teleférico Cumbre, que dará acesso à nova pista e a um enorme terreno esquiável fora de pista. Esse novo lift de superfície parte de uma altitude de 1.900 metros e chega a 2.400 metros, assegurando uma excelente qualidade de neve aos amantes de esportes de inverno. Com esse equipamento, Corralco Mountain & Ski Resort passa a ter um total de 26 pistas e seis lifts, um de escola, dois de cadeiras e três de superfície.

Outro destaque para a temporada foi a ampliação e repaginação da loja de aluguel de equipamentos na base do centro de esqui, que ficou 50% maior em relação à temporada de 2013, proporcionando mais conforto aos clientes e opções com sua linha completa de equipamentos de esqui, snowboard e snowshoe de última geração.

O Valle Corralco Hotel & Spa, inaugurado em junho de 2013, é um complexo de 5.500 m2, com 54 quartos de luxo, que conta com uma completa infraestrutura composta por restaurante, bar, spa, piscina coberta aquecida e jacuzzi, fitness center, sala de cinema e salão de convenções. Construída com materiais da região, basicamente pedra e madeira, a edificação está perfeitamente integrada à paisagem local. Por ser o único hotel da região, seus hóspedes podem usufruir quase de forma exclusiva de todas as pistas do centro de esqui, dividindo-as apenas com quem opta por passar o dia lá. O resultado são lifts sem filas e muito mais diversão nas pistas.

LOCALIZAÇÃO

Além das belas paisagens naturais, a região de Corralco tem uma rica herança cultural. É possível visitar as comunidades indígenas vizinhas para conhecer um pouco de sua história e ter contato com o trabalho artesanal lá desenvolvido.

A Reserva Natural Malalcahuello-Nalcas tem uma superfície de 12.789 hectares onde se podem realizar atividades de montanha para a família durante o ano todo, tais como esqui, snowboard, esqui randonnée, cavalgadas, pesca esportiva, trekking e excursões ao vulcão Lonquimay.

São inúmeras trilhas que, em conjunto, somam aproximadamente 50 km, passando por alturas que vão de 950 m a 1.769 m. As mais procuradas são Piedra Sana, Laguna Blanca, Tolhuaca, Tres Arroyos, El Raleo e Laguna la Totora. Os três primeiros formam parte do chamado Sendero de Chile.

PISTAS E SKI LIFTS

A base do centro de esqui Corralco está situada na encosta sudeste do vulcão Lonquimay, a 1.480 m, enquanto seu ponto mais alto alcança os 2.400 m.

Os mais de 500 hectares de área esquiável e as 26 pistas fazem de Corralco um dos centros de esqui preferidos para esquiadores e praticantes de snowboard do Chile.

As pistas para principiantes oferecem as condições ideais para o aprendizado, já que são largas e de pouca inclinação. A escola de esqui conta com professores especializados em esqui e snowboard e dispõe de uma área delimitada e devidamente sinalizada. As pistas intermediárias se assemelham a um grande half pipe, e as avançadas têm grande inclinação e obstáculos, perfeitas para os esportistas mais arrojados.

Na base do centro de esqui, além da loja de locação de equipamentos, há uma completa enfermaria certificada para primeiros socorros.

ATIVIDADES

As principais atividades de inverno em Corralco são esqui, snowboard, country ski/randonnée, caminhadas com raquetes (snowshoe) e motos de neve (snowmobile).

Nas imediações de Corralco Mountain & Ski Resort, há vários lugares para se aventurar praticando country ski e snowshoe, incluindo a subida a partes do Vulcão Lonquimay, com vistas panorâmicas e uma paisagem única. Há ainda opção de se aventurar caminhando sobre a neve ou com motos de neve, percorrendo as espetaculares paragens do sul do Chile.

GASTRONOMIA

Em Corralco Mountain & Ski Resort, a gastronomia tem um expressivo toque local, com destaque para os peixes, combinado com pratos da cozinha internacional. Os visitantes têm à disposição o restaurante do hotel Valle Corralco Hotel & Spa, de alta gastronomia; o bar bistrô do hotel; e o restaurante Zorro con Botas, este na base do centro de esqui.

No restaurante principal do hotel, são servidas as criações do chef Pedro Salazar, harmonizadas com uma primorosa seleção de vinhos nacionais e internacionais, num ambiente exclusivo e acolhedor. O menu é elaborado diariamente a partir de produtos frescos locais disponíveis no entorno.

No bar bistrô, os hóspedes desfrutarão de opções como fondue, bar de tapas, sushi bar, sanduíches gourmet e uma boa carta de vinhos, com uma vista privilegiada a um lindo vale de araucárias.

No restaurante Zorro con Botas, na base do centro de esqui, é servido um comfort food com o que há de melhor na cozinha local, em um ambiente informal com uma vista inigualável ao vulcão Lonquimay. O nome do restaurante, Raposa com Botas, em espanhol, faz alusão às raposas que aparecem diariamente na região.

SUSTENTABILIDADE

Por estar dentro de uma reserva nacional, Corralco Mountain & Ski Resort está sob as diretrizes ambientais mais rigorosas do país. Desde o início do projeto, foi dada ênfase ao reflorestamento de araucárias, à criação de excursões turísticas focadas na exploração da flora e fauna local, à contratação e capacitação dos membros das comunidades da região e à proteção do meio ambiente, com políticas de baixa contaminação na emissão de CO2, tratamento da água e lixo, economia de energia.

COMO CHEGAR

Via aérea: existem quatro voos diários de Santiago a Temuco, operados por Lan Express e Sky Airlines. O trajeto tem duração aproximada de uma hora. Também é possível voar aos aeroportos de outras cidades vizinhas, como Concepción, Puerto Montt e Valdivia.

Via terrestre: também é possível chegar de automóvel desde Santiago, que está a 718 km de Corralco. Ao sair da capital, deve-se pegar a Ruta 5 Sur até a localidade de Victoria.

Desde Temuco: a distância entre Temuco e Corralco é de 120 km.

Desde Concepción: a distância de Concepción a Corralco é de 380 km.

A temporada de inverno em Corralco começa dia 14 de junho e termina dia 14 de outubro.

TEMPORADA BAIXA: 14 A 20 DE JUNHO 2014 / 30 AGOSTO A 14 OUTUBRO 2014

TEMPORADA MÉDIA: 21 DE JUNHO A 4 DE JULHO 2014 / 26 DE JULHO A 29 DE AGOSTO 2014

TEMPORADA ALTA: 5 A 25 DE JULHO 2014

Mais informações e reservas no site www.corralco.com

Gostou? Entre em contato com a turma da agência Point da Neve: www.pointdaneve.com.br 

Mais fotos de Corralco aqui: http://www.sportsmag.com.br/coberturas/equipe-iguanas-2014/