Corrida de Montanhas

Foto: Wladimir Togumi

 

Campeão brasileiro de Corridas de Montanha vence primeira etapa da Copa Paulista.


Cerca de 400 atletas se reuniram no Clube de Campo de Mairiporã (SP) para a primeira etapa da Copa Paulista de Corridas de Montanha. A prova explorou o Pico do Olho d’Água, ponto mais alto do município com 1180 metros de altitude, de onde é possível contemplar uma visão privilegiada da região compreendida pela Serra da Cantareira.
O percurso contou com as distâncias de 8km (Curto) e 12,7km (Longo) em um terreno composto por trilhas abertas e fechadas de nível técnico médio, ou seja, com grau de dificuldade moderado. O evento marcou ainda a abertura oficial do Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha 2014.

Sem grandes mudanças na classificação, comparado aos resultados das provas do ano passado, a festa ficou por conta do atual Campeão Brasileiro e Paulista, Célio Augusto da Rosa. Aos 35 anos, o lavrador de São Bento do Sapucaí mostrou mais uma vez por que foi merecedor do título nacional ao completar o percurso Longo em 55m30s. Casado e com três filhos, o atleta concilia os treinos com o trabalho na roça e o cuidado com a família, e ainda sobra tempo para sonhar mais alto. “Eu não desisto não, eu vou até o fim. Se Deus quiser eu vou ser campeão de novo. Eu vou com tudo, pois eu ainda quero ir para o Sul Americano este ano”, comentou.
Entre as mulheres, o destaque ficou para Daiane Aguiar Barros, de 28 anos. A goiana percorreu os 12,7km em 1h12m48s. A atleta ficou muito feliz com a vitória e também está empenhada na conquista do Campeonato Brasileiro. “Eu sei que não vai ser fácil. Ainda mais que é um ano só de subida, um ano muito peculiar, mas, no que depender de mim, eu vou me preparar bem para isso”, afirmou.
Na categoria Curto, os vencedores foram José Naldo de Lira, com o tempo de 41m33s, e Suelene Rosa da Silva, que ultrapassou o pórtico de chegada quando o cronômetro marcava 52m34s. Já na competição por equipes, a ‘Corre Corinthians’ disparou na frente na disputa do Longo, com 80543 pontos. E a ‘AG Saúde’ foi a melhor no Curto, com 30833 pontos.
O organização das Corridas de Montanha agradece os atletas pela participação e convida a todos para a próxima etapa, no dia 23 de fevereiro, em Ubatuba. 

SOBRE AS CORRIDAS DE MONTANHA

As corridas em montanha surgiram na Europa e sua origem se confunde com o próprio atletismo. Provas como a Ultratrail du Mont Blanc e seus mais de 100 quilômetros percorridos em trilhas ao redor da maior montanha da Europa ocidental – e a Gore-Tex Transalpine Challenge, que tem largada na Alemanha, cruza a Suíça e termina na Itália, após uma semana de muita subida e descida por campos e trilhas já são clássicas. Nos Estados Unidos temos a Western States como uma das ultramaratonas mais famosas, realizada em terrenos naturais.

No Brasil, a corrida de montanha é caracterizada por corridas em trilhas e serras, e surgiu oficialmente com a criação do Circuito Brasileiro de Corridas em Montanha, em 2004. Inicialmente, aprovas eram disputadas apenas na distância de 21 km, mas em 2006, com o reconhecimento da modalidade pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), as competições foram alinhadas às regras da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e passaram a ser disputadas também na distância de 12 km.