20 de janeiro de 2016

Corrida de São Sebastião abre feriado

DCIM100GOPROG0032288.

Foto: Claudio Toros //

Atletas receberão a benção de arcebispo Dom Orani Tempesta antes largada; Prova deve reunir mais de 5 mil participantes no Aterro de Flamengo.

As comemorações oficiais do feriado de São Sebastião, celebrado nesta quarta-feira, vão começar logo nas primeiras horas da manhã, com a Corrida de São Sebastião CAIXA, que acontece no Aterro do Flamengo​, Zona Sul da cidade. ​A tradicional prova faz parte das comemorações oficiais do feriado do santo padroeiro do Rio de Janeiro e vai reunir mais de 5 mil atletas, que receberão a benção de Dom Orani Tempesta, arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, antes da largada​, marcada para às 7h30​.

A Corrida de São Sebastião tem provas com distâncias de 5km e 10km e abre o calendário oficial dos eventos esportivos na cidade, no ano em que o Rio recebe os Jogos Olímpicos, o que torna a atual edição da corrida ainda mais especial para os cariocas, até mesmo para aqueles que deixaram a Cidade Maravilhosa.

“Não moro mais no Rio, mas o dia vinte de janeiro é sagrado. Participo da corrida com chuva ou com muito sol. O ano só começa quando eu completo essa prova. Se vou bem, o ano vai bem. É assim que me sinto”, ​diz​ Antonio Cosenza, 58 anos, que é carioca, mas hoje mora no Distrito Federal.

Além das muitas histórias dos participantes amadores, a Corrida de São Sebastião CAIXA ainda terá fortes emoções com as acirradas disputas do pelotão de elite. Campeão em 2015, o brasileiro Giovani dos Santos vai precisar ser impecável para manter o título da prova. Além dele, aparecem como favoritos William Kibor e Edwim Kiprop Kibet, do Quênia, Dawit Fikadu Admasu, da Etiópia, e Joseph Tiophil Panga, da Tanzânia.

Entre as mulheres, as favoritas são as quenianas Maurine Jelagat Kipchumba e Carolyne Chemutai Komen, a tanzaniana Failuna Abdi Matanga e as brasileiras Marily dos Santos, Fabiane Cristine da Silva, Joziane Cardoso e Sabine Leticia Heitling. Sabine, aliás, vai estrear nas provas de rua. Ela é especialista nas corridas de pistas, tendo conquistado uma medalha de ouro nos 3.000 metros com obstáculos nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

Ao todo, 33 homens e 21 mulheres vão brigar pelo lugar mais alto do pódio entre os corredores profissionais. Os cinco primeiros colocados nas categorias masculina e feminina de 10km receberão prêmios em dinheiro e troféus.