13 de abril de 2015

“Corrida Maluca” com sol e chuva em Tarumã

249934_490261_taruma_endurance__119_

Foto: Marcelo Matusiak //

Endurance encantou o público no Autódromo de Tarumã em corrida que teve 52 carros no grid e alternância de sol e chuva em Viamão.

A prova de abertura da temporada 2015 foi um brinde ao público presente em Viamão. Com um grid de 52 carros, poucas vezes visto em competições regionais, a categoria deu um show neste último domingo. Ao sinal verde, os pilotos não decepcionaram com brigas intensas e muito esforço para evitar acidentes e fazer com que os carros fossem até o fim da prova que teve duas horas de duração.

O maior desafio foi entender o tempo que variou com pista molhada e sol forte. Logo no início da corrida, os pilotos passaram muita dificuldade. Uma pancada de chuva provocou acidentes e obrigou a direção de prova a num primeiro momento colocar o safety car na pista e, após, suspender a corrida com bandeira vermelha. A parada foi motivada por questão de segurança para que todos os carros trocassem os pneus de pista seca para pista molhada.

Após a relargada, o sol abriu novamente e com a corrida em andamento a maioria das equipes foi para box para novamente colocar pneus slick e seguirem acelerando. A primeira hora de corrida foi dominada pelo protótipo 75 de Henrique Assunção e Rodrigo Kristopil ameaçados de perto por pelo menos 3 outros carros que se mantiveram na mesma volta. Na última parada dos boxes, a dupla de Campo Grande (MS), Nilson Ribeiro e José Roberto Ribeiro, assumiu a ponta mantendo o domínio até a bandeirada final. O time, porém, foi punido por não ter feito a parada nos boxes no período estabelecido pelo regulamento e caiu, na classificação final, para o 3º lugar.

Quem herdou a vitória foi o time do MRX 28 dos gaúchos Juliano Moro, Gustavo Martins e Cristiano Almeida.

- Foi confuso, mas de qualquer modo estamos felizes. O começo da corrida foi bem difícil. Sofremos um toque no nosso carro que prejudicou o desempenho, mas no fim deu tudo certo – comemorou Juliano Moro.

O domingo teve ainda a disputa da Copa Classic com vitória de Dagoberto Moraes do Passat 20 na primeira e na segunda bateria.

A próxima etapa do Endurance será no dia 17 de maio em Santa Cruz do Sul.