24 de julho de 2016

Cursos de fundamentos esportivos e alfabetização esportiva

289087_622818_anamoser.prac__807_a3

Foto: Dois Andares //

Eles são promovidos pelo Instituto Esporte & Educação (IEE) e Centro de Formação Dois Andares, da medalhista olímpica Ana Moser, e fazem parte de uma programação voltada para diversas áreas, como educação física e saúde.

Dois cursos movimentam o Centro de Formação Dois Andares, no bairro do Morumbi, em São Paulo (SP). Na última quarta-feira, o professor Rodrigo Paiva falou sobre “Fundamentos esportivos – por que os alunos não aprendem? O que pretendemos ensinar nas aulas de Educação Física e esportes?”. Já o curso “Alfabetização esportiva para crianças: jogar para aprender ou aprender para jogar” terá duas edições, nos dias 26 e 28 deste mês.

O Instituto Esporte & Educação (IEE) e o Centro de Formação Dois Andares, da medalhista olímpica Ana Moser, têm promovido ao longo dos meses diferentes cursos com informações diferenciadas e qualificação em diversas áreas, como educação física e saúde.

O curso Fundamentos Esportivos, que será realizado entre 18 e 22 horas, estará oferecendo recursos teóricos e práticos para que os participantes sejam competentes para planejar, selecionar, intervir e qualificar práticas corporais lúdicas e educacionais no ambiente escolar e outros espaços assistemáticos. Rodrigo Paiva trabalha no IEE, ministrando cursos de formação de professores, por todo o Brasil, na temática “Esporte Educacional”.

Já nos dias 26 e 28, das 19 às 23 horas, as atenções estarão voltadas para o curso “Alfabetização esportiva para crianças: jogar para aprender ou aprender para jogar”. Ele apresentará um modelo pedagógico de intervenção chamado de Sistema PROTEGE, onde o jogo se constitui no principal recurso para a promoção de uma alfabetização esportiva que possa impulsionar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças nas dimensões do fazer, do saber, do ser e do conviver, aplicado pelo IEE. O valor da inscrição é R$ 100,00 e as vagas também são limitadas.

“Precisamos ensinar para nossas crianças os fundamentos da educação física e do esporte. E o professor de Educação Física é fundamental para isso. Crianças que praticam esportes na escola têm um desempenho acadêmico melhor dentro da sala de aula”, observa Ana Moser.

Dois Andares e IEE

Idealizado por Ana Moser, em conjunto com José Elias de Proença – preparador físico da seleção brasileira de vôlei e bicampeão olímpico -, o Centro de Formação Dois Andares tem como objetivo levar o movimento para todos, com ensinamentos nas áreas da Ciência do Movimento, Educação Física, Esporte, Bem estar e Qualidade de vida.

O Dois Andares é mais uma iniciativa que nasceu do Instituto Esporte & Educação (IEE), criado e presidido por Ana Moser, que, em 15 anos, já levou o esporte para mais de 2,5 milhões de crianças e capacitou mais de 30 mil professores e estagiários em todo o país.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia, e objetiva o desenvolvimento de competências nos jovens. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

O IEE participa da gestão de centros da comunidade em vários locais do Brasil, projeto pioneiro no país, com milhares de participantes e educadores formados pela metodologia que compreende o esporte como ferramenta para o desenvolvimento do processo educativo e para criar a cultura da prática motora.

Os conteúdos são compartilhados em cursos, aulas abertas, palestras e vivências para profissionais de Educação Física e da área de saúde como um todo.