2 de maio de 2015

Dani Arnold quebra o recorde na face norte do Matterhorn

Speed Record - Dani Arnold Breaks Record on the North Face of the Matterhorn

Foto: Christian Gisi //

Para marcar o início da estação no Matterhorn, o alpinista de primeira classe Dani Arnold, da Suíça, estabeleceu um novo marco: em 22 de abril, o especialista em velocidade do Mammut Pro Team escalou a rota Schmid na face norte do Matterhorn em 1 hora e 46 minutos. Com isso, ele bate o recorde anterior estabelecido por Ueli Steck em 2009 por 10 minutos.

A face norte do Matterhorn de 1.100 metros de altura é, com o Eiger e o Grand Jorasse, uma das três grandes faces norte dos Alpes. Bons escaladores de montanhas precisam de 8 a 10 horas para escalar essa parede de pedra e gelo. Dani Arnold fez a escalada em apenas uma hora e 46 minutos. Ele escalou a rota original da face norte do Matterhorn (a rota Schmid) sozinho.

Precisamente às 8h34, Dani Arnold iniciou a empreitada na Bergschrund, a 3.400 metros acima do nível do mar. As condições eram “realmente muito boas, mesmo que não estivessem ótimas. Em muitos lugares, eu tive de escalar em gelo escorregadio e na rocha mais acima. Esse é o lugar onde, idealmente, você encontra neve”, disse o alpinista de Uri, Suíça.

O guia suíço de montanhas é conhecido por sua velocidade para escalar montanhas. Mesmo em terrenos difíceis, Dani Arnold escala aparentemente sem esforço. Quando ele estabeleceu o recorde de velocidade na face norte do Eiger, em 2011, que não foi quebrado até hoje, dificilmente alguém de fora do cenário do alpinismo havia ouvido falar dele.