9 de outubro de 2017

Daniel Rodrigues é tri da Copa Guga Kuerten

Daniel Rodrigues

Foto: Caio Graça //

Daniel Rodrigues derrubou um gigante da modalidade na final da 6ª Copa Guga Kuerten Cadeira de Rodas, no último domingo.

Com técnica, talento e estratégia, o brasileiro deu show e venceu o medalhista olímpico e ex-número 1 do mundo, o holandês Maikel Scheffers, por 2 a 1, e conquistou o tricampeonato nas quadras do Jurerê Sports Clube, em Florianópolis. Nas demais finais, vitória de tenistas estrangeiros: o chileno Francisco Cayulef, na Quad, e a colombiana Angelica Bernal, no feminino. Considerado o maior torneio da América do Sul, a 6ª Copa Guga Kuerten Cadeira de Rodas distribuiu US$ 20 mil em premiação.

O encerramento da sexta edição do torneio em Cadeira de Rodas marcou o primeiro domingo da 9ª Semana Guga Kuerten, que prossegue até o próximo dia 15 de outubro. Em quadra, Daniel Rodrigues dominou o jogo. Soube conter o ímpeto e o tênis de alto nível praticado pelo atual Top 7 do mundo, vencedor de dois Grand Slams. “Não deixei ele jogar, Scheffers não tinha o que fazer.” O mineiro, 16º do Mundo, que venceu em dois sets, por 6/1 e 6/2.

Em um dia de muita inspiração, Daniel esteve sempre à frente no jogo. Dominou o placar e venceu pela primeira vez o holandês. “Nossos jogos sempre foram com vitórias fáceis de Scheffers, geralmente pelo mesmo placar o qual venci hoje (6/1 e 6/2)”, lembrou, com humildade de campeão.

CHILENO E COLOMBIANA VENCEM NAS CATEGORIAS QUAD E FEMININO

Se na principal categoria da 6ª Copa Guga Kuerten Cadeira de Rodas deu Brasil, nas outras duas categorias os estrangeiros ergueram o troféu. O chileno Francisco Cayulef derrotou Ymanitu Silva, em dois sets, parciais de 6/2 e 6/3, e a colombiana Angelica Bernal interrompeu uma sequência de cinco títulos de Natália Mayara.

“Perdi para mim mesmo”, avaliou Ymanitu Silva, logo após sair de quadra decepcionado com a performance na final da categoria Quad. Tricampeão da Copa Guga Kuerten Cadeira de Rodas, o brasileiro esteve longe de encontrar seu melhor jogo. Mérito para o chileno Francisco Cayulef, que soube explorar os erros do adversário para conquistar o título em seu primeiro torneio na categoria. “Fiz uma estreia perfeita na Quad, principalmente por vencer um torneio profissional de alto nível”, comemorou Cayulef.

HOMENAGEM AO TÉCNICO CARLOS ALVES, UM DOS PRIMEIROS PROFESSORES DE GUGA

Um momento de emoção fora das quadras marcou o primeiro domingo da 9ª Semana Guga Kuerten. O tricampeão de Roland Garros fez uma homenagem ao técnico Carlos Alves, um de seus primeiros professores no tênis. A ideia foi de valorização da história de sucesso da carreira do catarinense. “Gostaria de fazer uma homenagem a quem montou a equipe da Astel (primeiro clube do tenista), ensinou o tênis, e também a sermos humanos, a respeitar os adversários”, elogiou Gustavo Kuerten.

Ao entregar a peça em forma de coração como homenagem a Carlos Alves, dona Alice Kuerten, presidente do Instituto Guga Kuerten, fez questão de frizar: “Esta escultura representa todos os corações dos atletas e familiares que você tanto ajudou.” Antes da homenagem, Guga entregou a premiação aos campeões da 6ª Copa Guga Kuerten Cadeira de Rodas e aos vencedores do Torneio Tennis Kids, que reuniu crianças de 8 a 11 anos.

FUTURO DO TÊNIS NACIONAL EM AÇÃO NA 9ª SEMANA GUGA KUERTEN

O futuro do tênis nacional entra em ação nesta segunda-feira na 9ª Semana Guga Kuerten. Com distribuição de pontos para os rankings brasileiro, sul-americano e mundial, a Copa Guga Kuerten Infantojuvenil acontece até o próximo domingo, dia 15 de outubro, quando serão conhecidos os campeões nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos, masculino e feminino.

Nos 12 anos, os atletas somam pontos no ranking da CBT (Confederação Brasileira de Tênis), enquanto na 14 e 16 anos, a Copa vale pontuação na COSAT (Confederação Sul-Americana de Tênis), e, nos 18 anos, no ranking da ITF (Federação Mundial de Tênis).

A exemplo dos duas últimas edições, o campeão da Copa Guga Kuerten Le Mondial Lacoste, nos 14 anos, recebe como prêmio uma passagem com direito à acompanhante, com todas as despesas pagas, para disputar a final do Le Mondial Lacoste, em Londres, no próximo mês.

Além das competições, a Semana Guga Kuerten promove ainda ações lúdicas para crianças, como a Arena Guga Tênis, no Shopping Itaguaçu e no JUSC, e o Festival Escolinha Guga de Minitênis, no sábado, dia 14. Como o evento é aberto ao público, as pessoas podem visitar a exposição no clube-sede, que exibe os principais troféus e objetos que marcaram a carreira profissional do tricampeão de Roland Garros.