Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Foto: Divulgação //

Ação reunirá voluntários para coleta de lixo e oficinas esportivas gratuitas na Zona Sul da Capital. Atividades fazem parte da campanha internacional de despoluição de rios e praias Clean Up The World.

Com realização do Grupo Austral e da Associação Brasileira dos Esportes de Praia (ABEP), o projeto Sorria para o Guaíba promove neste domingo próximo a limpeza da praia de Ipanema, na Zona Sul de Porto Alegre, e diversas oficinas esportivas gratuitas. A ação faz parte do movimento internacional de despoluição de rios e praias Clean Up The World ou International Costal Clean Up, que prevê a participação de cerca de 35 milhões de pessoas realizando operações nos mais de 100 países participantes nos quatro continentes.

Na Capital, o ponto de encontro para o início das atividades será em frente ao Barco Travessia, na Avenida Guaíba, 10818. Das 9h às 12h, serão distribuídas sacolas e luvas para os voluntários, que trabalharão em duplas na coleta de lixo na orla de Ipanema. Enquanto uma pessoa recolhe os resíduos, a outra registra o que foi encontrado em uma ficha. A intenção é limpar os locais e ainda utilizar os dados coletados para a realização de pesquisas e análises sobre a quantidade e procedência dos detritos jogados nas praias e regiões costeiras de todo o mundo. O relatório será repassado para a Prefeitura de Porto Alegre com sugestões da ABEP para melhorar o problema. Após a coleta, toda a sujeira arrecadada será transportada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

Das 14h às 18h, serão realizadas diversas oficinas esportivas gratuitas em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de Porto Alegre. O local terá práticas de beach tennis, vôlei de praia, stand up paddle, slackline e futevôlei, além de aulas do Projeto Prancha Ecológica, que ensina adultos e crianças a transformar garrafas pet em pranchas de surf, além de conscientizar a população sobre a importância da preservação da natureza.

Qualquer pessoa pode se voluntariar para a limpeza da praia de Ipanema. As inscrições para as oficinas esportivas são gratuitas e podem ser feitas no domingo, no local.

O MOVIMENTO CLEAN UP THE WORLD E O DIA MUNDIAL DA LIMPEZA DE RIOS E PRAIAS

O movimento internacional de despoluição de rios e praias Clean Up The World ou International Costal Clean Up comemora mais um ano de mobilizações em todo mundo no dia 21 de setembro. São esperadas mais de 35 milhões de pessoas realizando atividades ambientais, esportivas, artísticas e culturais nos mais de 100 países participantes nos quatro continentes.

Idealizada para acontecer com a chegada do outono, a ação tem o objetivo de celebrar o término do verão no hemisfério norte com uma grande limpeza dos ambientes naturais usados nesse período. No Brasil, a campanha coincide com o inicio da primavera e já movimenta voluntários por todo o país há mais de 15 anos.

Reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias (DMLRP) é um dos movimentos internacionais de meio ambiente mais inspirador e efetivo que existe por utilizar da mobilização social como instrumento de engajamento popular para conservação e proteção dos recursos naturais.

O PROJETO SORRIA PARA O GUAÍBA

O projeto Sorria para o Guaíba tem a missão de promover os esportes de praia para levar uma política sustentável de limpeza às faixas de areia de praias, rios e lagos. Com isso, a ABEP pretende oportunizar a preservação da fauna e da flora, assim como o crescimento sustentável de atletas, comunidades e turistas.