10 de abril de 2015

Diversas modalidades vão movimentar a cidade histórica

©2014_Gabriel_Heusi

Foto: Gabriel Heusi //

O XTERRA Paraty levará cerca de oito mil pessoas, entre atletas e acompanhantes, à cidade para a disputa das provas de XTERRA Triathlon, Mountain Bike, Swim Challenge, Night Run e Kids Mini Corrida.

As inscrições para esta etapa estão quase esgotadas e a expectativa é grande para a disputa entre atletas de elite em todas as modalidades, principalmente na estreia da temporada do Mountain Bike CUP, com as presenças confirmadas de Roberta Stopa e do atleta olímpico Edvando de Souza Cruz.

“Paraty tem diversão, desafio, turismo e percurso com diferentes terrenos – paralelepípedo, estrada de terra, trilhas fechadas no meio da Mata Atlântica e downhills fortes. Aconselho todos os atletas, profissionais e amadores, a se hidratarem bem devido à umidade relativa do ar na região e à temperatura que costuma ser alta” comenta Roberta Stopa, atleta de elite do MTB que participa pela segunda vez do desafio.

As categorias com maior número de inscritos são a Night Run de 7km e 21km, com mais de 1300 atletas na disputa. Em seguida, vem o XTERRA Triathlon, com 400 atletas.

Na prova de Swim Challenge, cerca de 400 guerreiros tentarão superar as distâncias Endurance de 3km e Sprint de 1,5km de natação, que sai de frente do Areal do Pontal de Paraty. O grande desafio para os nadadores será o percurso em zigue-zague que é inédito.

Além de Paraty, o circuito terá mais nove etapas, em lugares como Tiradentes (MG), Ilhabela (SP), Brasília (DF), Fernando de Noronha (RN) e Costa Verde (RJ). Em maio, a paradisíaca Ilhabela (SP) sedia a etapa brasileira do XTERRA World Tour 2015, válida pelo circuito mundial.