28 de abril de 2015

Dupla do YCSA conquista o Brasileiro de 29er


Foto: Divulgação //

Antonio Aranha e Alexander Essle conquistaram o título em competição realizada na represa de Guarapiranga, em São Paulo.

Antonio Aranha e Alexander Essle, do YCSA, são os primeiros campeões brasileiros da classe 29er. Eles garantiram o título na última terça-feira, em competição encerrada no Yacht Clube de Santo Amaro (YCSA), na represa de Guarapiranga. Completaram o pódio as duplas Gustavo Abdulklech e Richard Hilbert (ICRJ) e Martin Lowy e Marcelo Peek (YCSA), segundo e terceiro lugares, respectivamente. Das 16 regatas previstas, 15 foram concluídas com ventos que variaram de cinco a 16 nós, exigindo técnica e agilidade dos participantes.

Com apoio da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e Bradesco foi possível realizar durante todo o evento clínica com o experiente velejador olímpico Eduardo “Dudu” Melchert que acompanhou, filmou e comentou o desempenho dos participantes antes e depois das regatas. “O Dudu é um extraordinário como técnico, Ele consegue misturar técnica, motivação e atenção dos jovens,” ressaltou Marcos Biekarck, gerente geral do YCSA.

Além da clínica do Dudu, foram realizadas palestras com especialistas como o juiz internacional Luis Leal, que falou sobre regras gerais e da classe, e Claudio Buckup sobre o gerenciamento de regatas e dicas de como utilizar a Comissão de Regatas a favor do velejador.

“O evento foi um sucesso, desde sua organização até as condições de vento e entusiasmo do pessoal. O apoio da CBVela e Bradesco foi fundamental e as palestras do Dudu não poderiam ter sido melhores. Acredito que esse evento foi o marco da criação da classe no País. Também foi impressionante o quanto o nível das regatas aumentou ao longo do campeonato. E para mim, além da vitória, a realização do campeonato significa o reconhecimento de um esforço de muitos anos,” analisou o timoneiro campeão Antônio Aranha.

O próximo encontro do grupo será durante a Buzios Sailing Weekend de 4 a 6 de junho. Segundo Marco Del Porto, Secretário Nacional da classe o II Campeonato Brasileiro da classe será no Iate Clube do Rio de Janeiro, em data a ser definida.

“Estamos estudando junto com os membros da classe na América do Sul e CBVela para trazer o Campeonato Sul-Americano de 2016 para o Brasil. Os argentinos estão felizes com o crescimento do 29er no Brasil e planejam clínicas integradas para aumentar o nível dos velejadores. Também contamos com grande suporte da classe Internacional (29er Int.),” explicou Del Porto.